A Google está avisando aos seus usuários que os smartphones e tablets com sistema Android, podem acabar tendo o relógio adiantado em uma hora, devido ao horário de verão. O horário de verão foi cancelado no Brasil pelo governo em 2019.
Segundo a Google, a melhor maneira de evitar a alteração automática para o novo horário, é setando nas configurações do telefone, a data e hora como manual, antes do dia 1 de novembro.
Isso porque, os celulares utilizam dados da IANA, a Autoridade para Atribuição de Números de Internet, para poder ajustar seus relógios de maneira correta. No entanto, nem todos os celulares conseguem se comunicar e se manter sincronizado com a IANA, o que pode ocasionar a falha de alteração automática. A Google ainda diz que os principais celulares que tendem a sofrer com isso, são aqueles que estão abaixo da versão 10 do Android. Isso porque, há um recurso a partir desta versão que facilita a sincronização com a IANA.
Na prática, isso significa que alguns celulares possivelmente não tenham a informação necessária para evitar que o relógio seja atualizado automaticamente na hora e dia previstos para começar o horário de verão 2020, que foi cancelado pelo governo. Ou seja, à meia-noite deste domingo, dia 1º de novembro.
– Google
Lembrando que esta não é a primeira vez que isso acontece. No ano passado, o mesmo ocorreu em outubro, que havia sido primeiramente adiado. E depois cancelado. A Google também avisou à todos.
Evite a mudança automática
Vale ressaltar aqui que cada versão do Android pode ter um menu diferente de configurações, mas o que você deve encontrar, é o seguinte:
- Acesse as “Configurações” do seu aparelho;
- Pesquise ou navegue até a opção “Data e hora”;
- Altere a configuração de “data e hora automáticos” para “configurar manualmente”.
Pronto, agora você pode curtir o domingo sem se preocupar em estar com o horário bagunçado.
O que achou? Deixe seu comentário!