Músicas licenciadas em podcasts é uma questão que mesmo quase duas décadas depois, ainda gera debate. Isso porque os criadores de conteúdo quase sempre recebem notificações e têm suas produções removidas das plataformas por conta de direitos autorais.
Contudo, o Spotify juntamente da plataforma de criação de podcasts Anchor, conseguiram resolver esse impasse, pelo menos por enquanto – e claro, com pelo algumas limitações.
A partir dessa semana, os podcasts hospedados no Anchor, de criadores de conteúdo dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia poderão adicionar músicas que estiverem no catálogo do Spotify em suas produções.
As músicas podem ser adicionadas por inteiro nas produções, e a única condição é que o podcast seja distribuído apenas no Spotify. Isso porque o Anchor pode, algumas vezes, enviar as produções para agregadores de empresas concorrentes como o Google Podcasts ou o Apple Podcasts.
A limitação é por conta dos acordos de direitos autorais do Spotify. E vale lembrar que, caso o usuário não seja assinante da plataforma de streaming de áudio, ele não conseguirá escutar a música inteira no episódio, apenas 30 segundos. Em contrapartida, o Google Podcasts e o Apple Podcasts não pedem assinatura.
Ainda não se sabe se esse recurso chegará ao Spotify do Brasil.
Fonte: The Verge
O que achou? Deixe seu comentário!