Apple libera macOS 11 Big Sur para todo mundo; saiba o que muda

O macOS 11 Big Sur foi anunciado em junho deste ano durante a WWDC. E hoje, meses depois, a Apple está finalmente pronta para lançar o software para seus computadores Mac.

Nesta quinta-feira, 12 de novembro, a Apple lançou o macOS Big Sur ao público. Esta é uma das maiores atualizações para o sistema operacional de computadores da marca, trazendo uma experiência do usuário renovada para. Mas não é só isso, confira um resumo rápido das principais mudanças do novo macOS Big Sur

A experiência do usuário

Para começar, o Dock está diferente. Agora ele vai flutuar sobre o fundo da área de trabalho, em vez de ficar “presa” à borda da tela. Também está um pouco mais translúcida. A barra de menus também está recebendo uma forma translúcida, e os ícones dos aplicativos estão sendo redesenhados para serem mais coloridos e atraentes, mas ainda assim imediatamente reconhecíveis.

A Apple também está aprimorando os sons do sistema que o macOS Big Sur possui, com base nos sons originais, mas refinados e aprimorados para que sejam mais agradáveis ​​ao ouvido, mas também imediatamente reconhecíveis.

Além disso, novos símbolos estão chegando. Os usuários encontrarão essas novas opções em todo o sistema, incluindo controles, barras laterais, menus e barras de ferramentas. Isso irá trazer consistência para todo o sistema.

Mensagens melhoradas

A Apple também deu atenção à experiência do aplicativo Mensagens. Ele está melhorando a funcionalidade de pesquisa embutida no aplicativo e adicionando a edição de Memoji também. É claro que muitos desses recursos já estão presentes no iOS 14 e no iPadOS 14, portanto, eles já podem ser familiares para a maioria das pessoas.

O Mensagens também está recebendo uma experiência renovada. Para começar, a Apple está trazendo muitas das mudanças que introduziu com o iOS 14 para a experiência em Macs. Isso fica visível com as conversas fixadas no topo da lista de mensagens, para que você possa controlar de forma rápida e fácil as conversas mais importantes que está tendo a qualquer momento. Isso inclui as novas conversas em grupo também, e as conversas fixadas serão sincronizadas no iPhone, iPad e Mac.

O novo aplicativo Mensagens também está recebendo respostas sequenciais. Isso possibilita responder diretamente a uma mensagem em uma conversa em grupo, e o aplicativo iniciará automaticamente um novo tópico na mensagem original. Isso deve tornar mais fácil manter o controle de todas as conversas em um chat em grupo grande. As menções também ajudarão com isso, pois os usuários poderão digitar o nome de outra pessoa, que será destacado no chat. Você pode personalizar as notificações para ser notificado apenas quando você for mencionado também.

Também é possível criar e editar Memoji dentro do aplicativo Mensagens no macOS Big Sur, e pesquisar imagens e GIFs.

Central de Notificações simplificada

A Apple também está mudando a Central de Notificações, simplificando-a para oferecer todas as informações que você pode querer, mas também incluindo a nova experiência de widgets do iOS 14. É uma visualização única, mostrando notificações de aplicativos como Mensagens, Fotos, Safari e outros aplicativos e serviços, ao mesmo tempo que mostra widgets com todos os recursos. As notificações são agrupadas por aplicativo e podem ser expandidas e muitas das opções são interativas.

Os widgets virão em três tamanhos diferentes, para que os usuários possam escolher a opção certa para suas necessidades. E os desenvolvedores podem criar widgets para seus aplicativos e disponibilizá-los na App Store.

Central de Controle redesenhada por completo

A Central de Controle para macOS parece cada vez mais familiar com o iOS e iPadOS, tornando coisas como Wi-Fi, Bluetooth, AirDrop, Não perturbe e outros utilitários de sistema mais fáceis de acessar.

Existem até outras opções de personalização também. Os usuários poderão fixar seus itens favoritos, ou pelo menos os itens mais usados, na Central de Controle e na barra de menus para torná-los ainda mais fáceis de acessar. Portanto, se você acessa o Não perturbe regularmente, por exemplo, pode simplesmente arrastá-lo para fora da Central de controle e fixá-lo na barra de menus, com apenas um arrastar do mouse.

Isso funciona de forma semelhante à experiência iOS, o que significa que você pode clicar em certas seções para obter ainda mais opções. Selecionar Telas, por exemplo, abrirá opções para Modo escuro, True Tone, AirPlay e Night Shift.

Uma nova experiência no Mapas

A Apple está mudando completamente a experiência do aplicativo Mapas no macOS com o lançamento do Big Sur. Está basicamente igual à versão do aplicativo no iOS 14, o que significa que você encontrará novos recursos como Guias, que fornecerão uma maneira rápida e fácil de encontrar os melhores lugares para comer e visitar nas cidades de todo o mundo. As informações são coletadas de fontes confiáveis ​​e atualizadas regularmente. Os usuários também poderão criar seus próprios guias.

O Mapas mostrará rotas de ciclismo que priorizarão estradas e ruas que possuem ciclovias para bicicletas. Também mostrará se um caminho tem inclinações acentuadas e onde evitá-las, se possível. O novo Mapas mostrará zonas de congestionamento em cidades como Paris e Londres, e o Mapas também mostrará restrições de placas de veículos em áreas como a China. Vale ressaltar que muitos destes novos recursos dificilmente chegarão ao Brasil, ao menos por enquanto.

Macs compatíveis

Está é a lista completa de Macs que irão receber a atualização:

  • iMac (2014 ou posterior)
  • iMac Pro (2017 ou posterior)
  • Mac Pro (2013 ou posterior)
  • Mac Mini (2014 ou posterior)
  • MacBook Air (2013 ou posterior)
  • MacBook Pro (final de 2013 ou posterior)
  • MacBook (2015 ou posterior)

Como atualizar

Para atualizar o seu Mac, é bem simples. Basta ir em Preferências do Sistema -> Atualização de Software e siga as instruções na tela. Se você tiver as Atualizações Automáticas ativadas, seu computador irá baixar e instalar automaticamente o novo software durante a noite, enquanto carrega. A atualização é gratuita para todos os Macs compatíveis.