macOS Big Sur será lançado oficialmente nesta quinta-feira (12/11)

A Apple confirmou a data de lançamento final do seu novo sistema operacional, durante seu evento na tarde desta terça-feira (10/11), onde a empresa anunciou os novos MacBooks e Macs Mini com processador próprio, baseado em arquitetura ARM, chamado de M1.

O macOS Big Sur foi anunciado em junho deste ano, juntamente com o novo iOS 14 e iPadOS 14. Desde então o sistema estava em beta e chegará agora na versão final sendo lançada nesta quinta-feira (12/11).

O novo sistema de Apple possui muitas mudanças e uma das principais e mais notáveis é o seu visual. A empresa modificou a sua interface de forma que lembre muito o visual do sistema operacional para iPhones, o iOS.

Agora, existe uma nova Central de Controle totalmente personalizável muito parecida com o iOS e iPadOS 14, incluindo os novos widgets. Os aplicativos nativos também tiveram seu visual redesenhado, com cantos arredondados, barras laterais parecidas como no Finder. A dock também foi reformulada, ficando mais parecida com o iOS. Os ícones agora possuem formato cheio e arredondados.

Confira os dispositivos compatíveis com o novo macOS Big Sur:

  • iMac (2014 ou posterior)
  • iMac Pro (2017 ou posterior)
  • Mac Pro (2013 ou posterior)
  • Mac Mini (2014 ou posterior)
  • MacBook Air (2013 ou posterior)
  • MacBook Pro (final de 2013 ou posterior)
  • MacBook (2015 ou posterior)

O novo macOS Big Sur foi projetado com toda sua força e potência para o novo processador da Apple, o M1. Segundo a Apple a união entre hardware e software irá oferecer um excelente desempenho e uma duração de bateria prolongada e muito mais segurança aos usuários de Mac. Um dos principais recursos, é que o Mac, agora, pode voltar do repouso de modo instantâneo, igualmente aos dispositivos iOS.