A próxima grande leva de lançamento de celulares Galaxy da Samsung ainda está longe, mas isso não impede a empresa de criar um certo entusiasmo – até mesmo para os chips que irão alimentar esses telefones. A SamMobile relata que a filial chinesa da Samsung irá promover um evento de lançamento de seu chipset Exynos 1080 em 12 de novembro em Xangai. Há poucas informações no teaser divulgado sobre o chip além de seu 5G embutido (já presente no 980), mas a Samsung já deu algumas pistas sobre o que esperar.
A empresa revelou recentemente ao Android Authority que o Exynos 1080 será um sucessor direto do 980, que usa núcleos de CPU Cortex-A78 mais novos e gráficos Mali-G78. Em outras palavras, isso não se destina a topos de linha como a Galaxy S – em vez disso, vai melhorar o desempenho de telefones intermediários, como a linha Galaxy A.
Isso não significa necessariamente que será um chip lento. Um resultado de teste inicial sugeriu que o 1080 pode ser mais rápido inclusive do que o Snapdragon 865. Embora seja bom ser cético em relação aos dados de benchmark de pré-lançamento, isso sugere que os intermediários de 2021 da Samsung podem oferecer um desempenho rápido onde costumavam ser um pouco lentos.
Este pode ser o chip mais importante da Samsung para o próximo ano. Embora os lucros na linha de smartphones da empresa tenham disparado apesar da pandemia, ela ainda enfrenta um mercado onde as dificuldades econômicas limitarão quanto os clientes estão dispostos a gastar. Em outras palavras, as pessoas estarão mais propensas a comprar um telefone intermediário (e, portanto, o Exynos 1080) do que um dispositivo premium usando o sucessor do Exynos 990. Seguindo esse caminho, faz sentido gerar expectativa para um chip que poderia ser relativamente onipresente.
O que achou? Deixe seu comentário!