O Twitter havia liberado em 2017 uma ferramenta que permitia que qualquer pessoa solicitasse que sua conta fosse verificada na rede social. No entanto, a empresa teve que cessar o recurso, já que a quantidade de pessoas pedindo verificação sem motivo ficou enorme.
Após um bom tempo de pausa, o Twitter publicou em seu blog oficial, que a empresa irá retomar o processo de verificação de contas. Inclusive, a empresa está pedindo feedbacks de usuários para “garantir que as nossas regras reflitam as vozes das pessoas que usam o Twitter”.
A ideia da empresa é voltar com os formulários de solicitações já em 2021, mas com novas regras, mais restritas, que deverão eliminar grande parte das novas solicitações logo após abertas.
O selo de verificação de uma conta do Twitter, serve para informar que aquele perfil é autêntico. A ideia é que fornecer a verificação para usuários que são ativos e engajados na rede social. Ao todo, são seis tipos de contas de usuário que podem receber o selo de verificação:
- Governamentais: contas de pessoas-chave de órgãos governamentais, incluindo presidentes, secretários, ministros, deputados, senadores, embaixadores e porta-vozes oficiais; para que eles sejam verificados, eles precisam ter citações relevantes em veículos de mídia;
- Empresas, marcas e organizações: contas representando corporações, incluindo organizações sem fins lucrativos, que tenham uma presença respeitável na web, incidência no Google Search e menções na Wikipedia, por exemplo;
- Notícias: perfis de veículos de mídia (de quaisquer meios de comunicação, tal como de jornalistas (associados a um jornal ou freelancers/independentes);
- Entretenimento: perfis oficiais de empresas do ramo de entretenimento, incluindo estúdios de cinema, redes de televisão, plataformas de streaming e afins;
- Esportes: perfis de atletas, times e organizações esportivas, tal como treinadores, narradores e comentaristas esportivos;
- Ativistas, organizadores e outros indivíduos influentes: está é a categoria que encaixa “todo o resto” que não se enquadra nas anteriores. De acordo com o Twitter, “pessoas que estão usando o Twitter de forma eficaz para conscientizar, compartilhar informações e galvanizar os membros da comunidade em torno de uma causa, para provocar mudanças socioeconômicas, políticas ou culturais, ou para fomentar a comunidade, podem ser verificadas”.
Ainda segundo o Twitter, perfis que não estarem ativos ou mostrarem um nível de atividade abaixo do considerável nos últimos seis meses, não estarão aplicáveis ao selo de verificação do Twitter. As contas que desejam possuir suas contas verificadas também não podem desrespeitar com frequência as políticas de uso da rede social.
O Twitter começou receber os feedbacks do público nesta terça-feira (24/11). O processo de feedbacks irá até o dia 8 de dezembro. Após esta data, o Twitter irá analisar tudo e uma nova abordagem será aplicada pela sua equipe.
Você pode conferir algumas das mudanças nas regras de verificação do Twitter, no seu Blog oficial (em inglês).
O que achou? Deixe seu comentário!