Recentemente, o Google trouxe o modo escuro na busca, para seus aplicativos de Android e iOS. No entanto, não tínhamos vistos nenhum relato de alterações ou testes na versão desktop do Google.
Mas ao que parece, isso vai mudar em breve. O site italiano TuttoTech relata que o Google está testando internamente em seus servidores o modo escuro. A função está sendo liberada por meio de teste A/B. Em resumo, alguns usuários são selecionados aleatoriamente para receber a funcionalidade.
Essa é uma função muito aguardada pelos usuários, já que o modo escuro facilita a legibilidade em ambientes escuros, e o Google, com certeza, é uma das ferramentas mais usadas pelos usuários de internet no geral.
Você pode ver nas imagens abaixo, como o site do Google se comporta nos navegadores Chrome (do próprio Google) e Mozilla Firefox.
É possível perceber que o fundo possui uma cor de cinza escuro, enquanto as letras parecem possuir um tom de cinza claro para branco. O logo do Google está em branco, e os links de sites que retornaram na busca, ficam em tons de azul.
Segundo o site TuttoTech, o modo escuro se ativa automaticamente dependendo das configurações de sistema do seu próprio computador. Tanto o Windows 10 quanto o MacOS já oferecem nativamente o modo escuro ou claro no sistema.
Alguns serviços do Google já oferecem o modo escuro no desktop, entre eles o YouTube, YouTube Music e o Google Keep. Ao que tudo indica, a página de pesquisa pode receber em breve essa opção.
O Google não se pronunciou à respeito do caso e não sabemos quanto tempo os testes irão durar e nem quando o Google irá liberar a função para todos.
O que achou? Deixe seu comentário!