A polêmica dos novos iPhones virem sem carregadores incluídos na caixa tinha acabado de esfriar, mas um anúncio feito pelo Procon nesta quarta-feira (02/12) reacendeu a polêmica em torno da decisão da Apple.
O órgão de defesa do consumidor, já havia questionado a Apple em outubro, sobre as razões da decisão de remover o carregador da caixa dos aparelhos. O Procon exigiu que a empresa comunicasse sobre o impacto disto aos consumidores e também explicasse quais seriam os benefícios ao meio ambiente.
Mas ao que parece, as respostas enviadas pela Apple não convenceram o órgão, que considera o carregador um item “essencial para uso do produto”. “A Apple não demonstra em sua resposta que o uso de adaptadores antigos não possa comprometer o processo de carregamento e segurança do procedimento, tampouco que o uso de carregadores de terceiros não será usado como recusa para eventual reparo do produto durante a garantia legal ou contratual.“, diz o Procon-SP.
Segundo o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, remover o carregador das caixas do iPhone sem apresentar um plano de reciclagem e rever o valor produtos, foi incoerente por parte da Apple.
Além disso, Apple não deixa claro se oferecerá assistência a compradores que não utilizarem o carregador oficial da marca e falhou também em comprovar o ganho ambiental com a decisão de remover o carregador da caixa, diz Capez.
Por conta disso, o órgão irá exibir que a Apple volte a incluir o carregador na venda do aparelho. Se a empresa não não acatar ao pedido do Procon, poderá ser multada. A decisão por enquanto será aplicada apenas ao estado de São Paulo, mas a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) já está considerando tornar a exigência válida em todo o país.
O que achou? Deixe seu comentário!