Nesta quarta-feira (02/12), durante o segundo dia do evento Snapdragon Tech Summit Digital, a Qualcomm revelou mais detalhes do seu novo chip para smartphones topos de linha lançados a partir de 2021. O Snapdragon 888 5G é feito em processo de 5 nanômetros e possui foco em desempenho e conectividade 5G.
Veja também
Qualcomm anuncia novo Snapdragon 888 5G para próximos celulares topo de linha
O novo chip da empresa focado principalmente em conectividade 5G, está equipado com a terceira geração do modem Snapdragon X60, que melhora o desempenho da conectividade e oferece suporte à maioria das redes disponíveis em todo mundo, incluindo os padrões TDD e FDD. Graças ao novo modem, os smartphones com Snapdragon 888 poderão fazer downloads de arquivos e aplicativos em até 7,5 Gbps de velocidade. Já em uploads, é possível atingir a marca de 3 Gbps.
O Snapdragon 888 utiliza o processo de 5 nanômetros, o melhor existente hoje para chips com tecnologia ARM, sendo o mesmo que a Apple utilizou em seus novos iPhones 12 e Macs com chip M1. O novo chip da Qualcomm teve um aumento em desempenho, de 25% em relação à geração anterior, graças ao seu processador Kryo 680, de oito núcleos. Além disso, a nova GPU Adreno 660 possui até 35% mais velocidade no processamento gráfico em comparação à geração anterior. O novo Snapdragon 888 também possui um ganho maior em eficiência energética, o que significa que o novo chip da Qualcomm vai gastar menos bateria dos smartphones.
Desempenho em jogos também foi um foco da empresa e agora os novos smartphones equipados com Snapdragon 888 terão suporte à tecnologia Variable Rate Shading (VRS), que já está presente em consoles e PCs, podendo resultar em ganhos de até 30% em perfomance e renderização de jogos. O novo chip, que pode atingir até 144 quadros por segundo em jogos, também consegue reduzir a latência no toque em até 20%.
O chip também tem melhorias em relação ao áudio, com suporte ao Bluetooh 5.2 que melhora as capacidades de transmissão, além de suportar Dolby Atmos e codecs de aprimoramento de áudio, como o Qualcomm aptX Adaptive Audio.
A recursos de inteligência artificial (IA) presentes no Snadragon 888, ganham destaque graças a sexta geração do AI Engine, utilizado para aprimorar recursos de fotografia, conectividade e jogos, o que permitirá ao usuários, usar inúmeros recursos do sistema muito mais rapidamente, utilizando menos energia, e consequentemente, gastando menos bateria.
Além disso, a Qualcomm incluiu uma nova unidade de processamento seguro no Snapdragon 888, o que melhora a segurança de arquivos. O novo serviço de nuvem Wireless Edge Services permitirá que aplicativos e jogos verifiquem sempre a segurança do dispositivo.
Os principais destaques do Snapdragon 888 oferecidos a novos aparelhos são: suporte a memória do tipo LPDDR5 com frequência acima de 3.200 MHz, suporte a telas com resolução 4K com 60 Hz ou resolução Quad HD+ com 144 Hz, capacidade de capturar fotos de até 200 MP, capacidade de capturar 120 fotos em 1 segundo, captura de vídeo em câmera lenta em 720p a 960 fps, captura de vídeo 4K HDR em modo retrato e captura de vídeos em HDR10 +, HDR10, HLG e Dolby Vision.
O que achou? Deixe seu comentário!