A Samsung apresentou nesta terça-feira, 12 de janeiro, durante conferência na CES 2021, o seu novo processador para smartphones topo de linha, Exynos 2100. O processador deve estar presente na nova linha Galaxy S21, que será apresentada na quinta-feira (14/01).
Veja também
- Samsung oficializa novo Galaxy Chromebook 2 com tela QLED
- Samsung Galaxy M12 já foi homologado pela Anatel
- Samsung lança Galaxy M02S com bateria de 5.000 mAh e câmera tripla no Nepal
- AirDresser: Samsung lança máquina para higienizar e refrescar suas roupas
O Exynos 2100 promete uma melhoria gigante quando comparado as gerações anteriores, muito reclamadas pelos usuários por conta de problemas com consumo de bateria, desempenho abaixo dos concorrentes e alto aquecimento.
Em termos técnicos, o novo chip da Samsung possui configurações semelhantes ao Snapdragon 888 da Qualcomm, seu principal concorrente. Temos aqui, três clusters de núcleo, um deles com o novo Cortex-X1 rodando a 2,9 GHz, outro de alto desempenho com três Cortex-A78 e um de baixo consumo energético, Cortex-A55.
O processador com litografia de 5 nanômetros traz uma eficiência 20% superior quando comparado à de 7 nanômetro de geração anterior. Além disso, o consumo de processamento por serviços de IA (Inteligência Artificial) foi reduzido para praticamente 50%.
Todos os principais pontos do Exynos 2100 foram bem otimizados, seja memória cache, escalonamento de processos ou controle de voltagem, fazendo com que o chip seja até 30% mais poderoso em processamento multi-core quando comparado ao Exynos 990 da geração anterior.
Já a GPU integrada Mali-G78, é 40% mais poderosa que a Mali-G77 presente no Exynos 990, graças aos seus 14 motores gráficos, fazendo com que a experiência em jogos seja a melhor possível.
Além disso, o Exynos 2100 conta com o AMIGO, tecnologia presente para otimizar o gerenciamento de energia e diminuir o consumo energético da GPU. Ou seja, temos o balanceamento completo para que tenha mais desempenho e menos consumo de energia.
Outro parte importante desses componentes, são os NPUs. Eles chegam a 26 tops, quase o dobro do que tínhamos em 2019 e quase 20 vezes o que tínhamos em 2018. Os NPUs fazem parte dos componentes utilizados pela IA do smartphone, ajudando também a melhorar eficiência energética e inúmeros outros recursos.
Ainda temos a capacidade de tirar fotos de até 200 MP de resolução, seis sensores individuais e quatro simultâneos, graças ao seu novo ISP. A IA presente aqui, consegue processar e reconhecer o conteúdo em tempo real no momento da captura de foto, incluindo as mais diversas categorias, seja rostos, objetos, árvores e muito mais.
Em termos de gravação de vídeos, temos o suporte a gravação de conteúdos 4K a 120 fps e reprodução em 8K a 60 fps. Também é o primeiro chip do mercado a contar com AV1 Decoder, com suporte ao codec HDR10+.
Por fim, temos o já esperado modem 5G, feito com uma construção pensada na otimização para cinco nanômetros e podendo chegar a velocidades de até 7,35 Gbps em mmWave e 5,1 Gbps em conexões abaixo de 6 Ghz.
Confira o evento de lançamento do Exynos 2100 (em inglês):
O que achou? Deixe seu comentário!