Depois de divulgar no último mês alguns detalhes iniciais do novo sistema VR para jogos de Playstation 5, a Sony liberou nesta quinta-feira, 18 de março, imagens e funções dos controles VR para nova geração.
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Os controladores VR seguem a pegada do novo Dual Sense para PS5 e procuraram aumentar ainda mais a imersão dos jogadores, trazendo sensações do jogo até na palma das suas mãos durante uma jogatina.
O novo design busca trazer uma melhor ergonomia e usabilidade ao usuário, trazendo um design em formato de “orb”, nome dado pela própria fabricante. Ele se assemelha à uma luva, que se encaixa totalmente as mãos do usuário.
Além disso, o novo sistema VR trará inúmeras funções inéditas, como gatilhos adaptáveis, resposta tátil, detecção de toque de dedo, acompanhamento e botões de ação/direcionais analógicos. Você pode conferir a definição para cada um deles, divulgadas pela Sony, abaixo:
- Gatilhos adaptáveis: cada controle de VR (esquerdo e direito) inclui um botão de gatilho adaptável que adiciona uma tensão variada quando pressionado, semelhante ao do controle DualSense. Se você já jogou um jogo do PS5, estará familiarizado com a tensão nos botões L2 ou R2 ao pressioná-los, tal como quando você puxa o arco para atirar uma flecha. Quando você usa esse tipo de mecânica e o aplica à realidade virtual, a experiência é amplificada ao próximo nível;
- Resposta tátil: a resposta tátil do novo controle será otimizada para seu fator de forma, tornando cada sensação no mundo do jogo mais impactante, com mais texturas e detalhes. Quando você estiver atravessando um deserto rochoso ou trocando golpes em um combate corpo a corpo, você sentirá a diferença, ampliando a extraordinária experiência visual e de áudio, que são tão essenciais para VR;
- Detecção de toque de dedo: o controle pode detectar seus dedos sem qualquer pressão nas áreas onde você coloca o polegar, o indicador ou o dedo médio. Isso permite que você faça gestos mais naturais com as mãos durante o jogo;
- Acompanhamento: o controle de VR é acompanhado pelo novo headset VR por meio de um anel de acompanhamento na parte inferior do controle;
- Botões de ação/direcionais analógicos: o controle esquerdo contém um direcional analógico, os botões em formato de triângulo e quadrado, um botão “grip” (L1), um botão de gatilho (L2) e o botão de criação. O controle direito contém um direcional analógico, os botões em formato de cruz e círculo, um botão “grip” (R1), um botão de gatilho (R2) e o botão de opções. O botão “grip” pode ser usado para pegar objetos no jogo, por exemplo.
Os protótipos do novo controle de VR serão enviados para comunidade de desenvolvimento em breve, o que significa que em um futuro não muito distante, teremos as primeiras novidades relacionados à possíveis novos jogos usufruindo de todos os novos controles.
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