Quem notificou foi o Ministério da Justiça e Segurança Pública e solicitou que ambas as empresas deem explicações sobre não enviarem carregador junto do dispositivo smartphone.
Veja também
- Sem carregador, mas US$ 200 mais barato: Samsung lança oficialmente os novos Galaxy S21, S21 Plus e S21 Ultra!
- Mais uma! Xiaomi confirma que Mi 11 não terá carregador incluído na caixa!
- Procon-SP exigirá que a Apple forneça carregadores à compradores de iPhones
- E que comecem os jogos! LG é a primeira empresa a seguir Apple e remover carregador da caixa
A informação foi divulgada na última quarta-feira (27) pelo TechTudo, que confirmou que quem enviou a notificação foi a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que integra a pasta federal, a mando do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Segundo as informações do portal, ambas as empresas, Apple e Samsung, devem se posicionar em até 15 dias informando ao governo brasileiro se têm interesse em se adequar à política comercial do país. Se as gigantes tecnológicas se negarem a dar mais detalhes ou até mesmo ignorarem a notificação, um processo administrativo poderá ser instaurado.
Em novembro do ano passado, a Senacon já havia solicitado explicações das empresas. Mas não aceitou as justificativas e propôs um Termo de Ajustamento de Conduta.
Início de tudo…
Foi em 2020 com o lançamento do iPhone 12 que começou a confusão. Na época surgiram rumores que a Apple não forneceria mais carregadores junto da caixa dos smartphones. A empresa confirmou os boatos e justificou dizendo que a ação foi tomada para reduzir o impacto ambiental.
Logo depois a Samsung também parou de enviar o carregador junto do Galaxy S21. Mas na época a fabricante sul-coreana realizou um acordo com o Procon e ofereceu uma ação promocional onde os clientes poderiam se cadastrar para receber o equipamento.
A Senacon em comunicado para o TechTudo afirmou “ao menos foi adotada uma campanha por um curto período em que o consumidor, caso tivesse interesse, poderia solicitar o envio de um adaptador de tomada diretamente à empresa, ao contrário da Apple, que não apresentou qualquer política transitória ou disponibilização gratuita de tais adaptadores.”
A Apple não se pronunciou sobre o caso. Já a Samsung disse que não recebeu a notificação mencionada, mas que vai fornecer o carregador para usuários brasileiros que comprarem um Galaxy Z Fold 3 5G e Galaxy Z Flip 3 5G até 31 de dezembro de 2021.
Para poder receber o carregador, o usuário precisa solicitar o dispositivo no site Samsung Para Você. A ação está acontecendo desde 18 de outubro e vai até 31 de janeiro de 2022. Quem tem direito de receber são consumidores que adquiriram os modelos Galaxy Z Fold 3 5G e Galaxy Z Flip 3 5G no período de 16 de setembro de 2021 a 31 de dezembro de 2021.
Fonte: TechTudo
O que achou? Deixe seu comentário!