Banco Central quer Pix via WhatsApp, e logo

Na terça-feira (14), Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (BC) confirmou em um evento virtual, que o WhatsApp está pronto para integrar o Pix como opção de pagamento. “Apenas autorizamos o WhatsApp porque avaliamos que ele está pronto para atuar. “Acho que o WhatsApp e o Pix vão se integrar”, afirma Campos Neto.

Veja também

Campos Neto ainda disse que o BC espera que vários concorrentes participem do segmento e citou o Google como uma das empresas além da Meta a se juntaram na solução de pagamentos da instituição. “Não queremos apenas o WhatsApp, mas também o Google… todos. O BC está oferecendo que todos possam competir no mesmo nível”, afirmou o presidente no evento.

Foi dito no evento que o BC autorizou a empresa Meta a usar o Pix porque o WhatsApp já estava pronto para integrar a solução de pagamento. O Pix teve um recorde na terça-feira de 50,3 milhões de transações, isso em um único dia, atualmente o Pix é usado diariamente por 93% dos brasileiros.

O presidente disse que é fundamental que haja competição. “Não estamos preocupados se será um grande player ou pequeno player”, disse ele. Campos Neto fez o anúncio no painel “Interface de Pagamento Unificada: Construindo Estradas Digitais” do evento 6th annual Global Technology Summit (GTS), promovido pelo Carnegie Endowment for International Peace India (CI), em colaboração com o Ministério das Relações Exteriores da Índia.