A Qualcomm anunciou o novo chipset topo de linha, câmeras melhoradas e Inteligência Artificial são características do chipset para experiências em Android Premium.
Veja também
- Qualcomm anuncia seu primeiro smartphone feito em parceria com a Asus
- Qualcomm anuncia novo chip Snapdragon 870 com suporte a redes 5G
- Mais um smartphone Xiaomi, Redmi Note 10 Lite é lançado na Índia
Na última terça-feira (30) a Qualcomm anunciou durante o evento Snapdragon Tech Summit 2021 o novo chipset topo de linha da marca. O Snapdragon 8 Gen 1 é sucessor do Snapdragon 888 e deve trazer novos núcleos com promessa de ganhos notáveis de desempenho, foco em Inteligência Artificial e câmeras melhoradas.
O Snapdragon 8 Gen 1 é o primeiro que conta com a recém-anunciada arquitetura ARMv9. Equipado com 8 núcleos comandados pelo Cortex-X2 de máxima performance, ele roda até 3,0 GHz. É fabricado, ainda, com litografia de 4nm, a comparações, é mais avançada que os 5 nm fabricados pela Apple no A15 Bionic e mais eficiente que os 5 nm do antecessor Snapdragon 888.
Câmera e Inteligência Artificial (IA)
Outra grande destaque vai para a melhoria da câmera. Segundo o anúncio, tecnologias chamadas pela Qualcomm de Snapdragon Sigh vão oferecer upgrades marcantes. O processador de sinal de imagem (ISP) Spectra, primeiro do mundo para smartphones que suporta captura de imagens RAW em 18-bit também se faz presente.
O anúncio ainda garante que essa característica permite registrar mais de 4.000 vezes mais dados de câmera que os ISPs anteriores da marca, desta forma, mais cores e alcanço e mais nitidez são garantidos nas fotos. O processador ainda conta com 4 stops de alcance dinâmico, sendo capaz de registrar até 240 fotos de 12 MP em apenas um segundo.
As melhorias do chipset vão proporcionar gravação de vídeos em 8K com HDR enquanto permite capturar fotos de 64 MP ao mesmo tempo. O Gen 1 ainda vai entregar suporte a HDR10+ e tecnologia Video Super Resolution, que garante zoom em vídeos sem grande perda de qualidade.
O Gen 1 vem munido com a sétima geração do Qualcomm AI Engine, o Qualcomm Hexagon que traz novas maneiras de usar a Inteligência Artificial (IA) na câmera. A comparação, o Hexagon é 4 vezes mais rápido do que o oferecido no antecessor Snapdragon 888.
Também é possível utilizar a IA para analisar os padrões vocais do usuário e determinar se ele está com asma, depressão ou covid-19 com a colaboração entre Qualcomm e Sonde Health. Além desta novidade, há mais duas. O processamento de linguagem natural Hugging Face é uma delas, ele avalia em tempo real as notificações do usuário e prioriza as mais importantes de maneira inteligente.
Por último, mas não menos importante, é o Qualcomm Sensing Hub que possibilita o processamento de IA sempre ativo, desta forma é possível realizar um acompanhamento de atividades físicas automaticamente.
Os primeiros dispositivos topo de linha com o novo processador devem começar a chegar ainda este ano. No evento a Qualcomm também anunciou as marcas que vão adotar o Gen 1, são: Black Shark, Honor, Motorola, Nubia, OnePlus, Oppo, Realme, Redmi, Sharp, Sony, vivo, Xiaomi e ZTE.
O que achou? Deixe seu comentário!