Uruguai vai regular a remuneração dos direitos autorais no streaming, que preferiu encerrar as atividades
O Spotify vai deixar de funcionar no Uruguai a partir de fevereiro de 2024. A empresa anunciou a decisão nesta semana, após o parlamento uruguaio aprovar uma nova lei de direitos autorais que exige “remuneração equitativa” para os artistas.
O Spotify afirma que a nova lei tornaria o serviço insustentável no Uruguai. A empresa atualmente paga 70% de cada dólar gerado pela música às editoras e publicadoras, e qualquer pagamento adicional faria o negócio ser insustentável, segundo o Spotify.
Segundo o jornal El Pais do Uruguai, nada ainda foi assinado, então até fevereiro de 2024 tudo não passa de especulação.
A decisão do Spotify de deixar o Uruguai é um revés para a indústria do streaming de música no país. O Spotify é a plataforma de streaming de música mais popular do mundo, com mais de 406 milhões de assinantes ativos.
A saída do streaming no Uruguai deixará um vácuo no mercado, mas que obviamente pode ser preenchido por outras plataformas de streaming, como o Apple Music ou o Amazon Music.
O que achou? Deixe seu comentário!