Google Bard muda de nome para Gemini e ganha app

Além do navegador, a IA pode ser agora acessada via app dedicado para Android e direto no app do Google para iOS

Gemini conta com versão web e aplicativo para Android (Imagem: reprodução Google)

Nesta última quinta-feira (08) a Google realizou uma coletiva de imprensa para anunciar sua grande novidade, o Google Bard virou Gemini. Além do navegador, a Inteligência Artificial agora conta com um aplicativo para Android, que pode substituir o Google Assistente no celular e também está disponível no app Google para iPhone.

A IA Gemini já havia sido lançado em dezembro de 2023 pela Google, os seus recursos avançados eram usados dentro do Bard para a criação de códigos de programação e resolução de problemas matemáticos. Agora, a IA tomou de vez o lugar do Bard e pode ser acessado por diferentes dispositivos e navegadores.

Quanto as funções da IA, nada mudou. O Gemini realiza as mesmas tarefas que o Bard, entre elas gerar textos, traduzir idiomas, escrever conteúdos criativos, resolver questões matemáticas, criar códigos e tabelas e responder perguntas de forma criativa.

Gemini Advanced

Uma das novidades no lançamento da IA, é que agora existe o Gemini Advanced, um plano onde o usuário paga a partir de R$ 96,99 mensais para ter 2TB de espaço nos recursos avançados no Google Fotos, no Meet e no Google Agenda e a IA do Gemini no Gmail e nos apps de produtividade.

Como o nome sugere, o Gemini Advanced é uma versão avançada do Gemini. Ele usa o modelo mais potente de IA da Google, diferente da versão gratuita que usa o Gemini Pro.

A vice-presidente e diretora-geral do Google Assistente e do Bard Sissie Hsiao, explicou que a empresa está desenvolvendo uma ecossistema novo em cima do Gemini e que a ideia é simplificar para as pessoas.

Novo aplicativo e assistente virtual

Os usuários de Android terão acesso a um aplicativo dedicado ao Gemini, onde poderão interagir por meio de texto, voz ou imagem, que ficará armazenado na nuvem. Os recursos da IA estarão apenas disponíveis em smartphones com pelo menos 4GB de memória RAM e Android 12.

Já usuários de iOS, poderão acessar ao Gemini pelo aplicativo Oficial da Google, sem precisar instalar outro app no smartphone. É necessário que o iPhone esteja atualizado com o iOS 16 ou posterior para ter acesso a IA.

Obviamente, os usuários também pode acessar o Gemini pelo navegador, pelo link gemini.google.com.

No Android, o aplicativo também pode ser usado como assistente virtual, substituindo o Google Assistente. A Google diz que ambos vão funcionar de maneira semelhante, mas a grande diferença entre eles é que o Gemini conta com o reforço de ser movido por uma inteligência artificial de ponta. Isso quer dizer mais recursos e mais fluidez em comparação com o que se tem hoje.

A má notícia é que por enquanto, a versão assistente da IA só aceita comandos em inglês e só está disponível nos Estados Unidos.

Com informações: Canaltech e Tecnoblog