Bulas de remédios devem ganhar QRCode

Medida aprovada pela Anvisa terá fase de teste até 2026

Fase de testes deve durar até 2026 (Imagem: reprodução web)

É isso mesmo que você leu, o fim da bula em papel está com os dias contados! A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou neste mês uma medida que prevê que as bulas dos medicamentos sejam digitais e não mais físicas.

Assim como já acontece com cardápios de restaurante, o consumidor deverá escanear um QRCode impresso na caixa, neste caso do remédio, para ter acesso à bula digital. Além da bula em PDF, a ideia é disponibilizar também imagens e vídeos de como tomar o remédio.

Mas calma que a fase de testes ainda vai começar e não será em todos os medicamentos, apenas os entregues em hospitais e os de distribuição gratuita que não precisam de prescrição.

Os testes terão uma duração consideravelmente longa, isso porque, a Anvisa informou que essa fase deve durar até 2026. Ao longo desse período o órgão disse que pretende ampliar o modelo digital para todos os tipos de remédios.

A medida está dividindo opiniões na internet de quem é a favor e de quem é contra. Atualmente o Brasil conta com 258 milhões de celulares em uso no país, número maior que a população brasileira. A digitalização da bula é mais uma mudança causada pelo avanço e acesso à tecnologia.