Colar com IA promete ajudar a combater a solidão

Colar com IA promete ajudar a combater a solidão (Imagem: Friend)

Mais um dispositivo com Inteligência Artificial (IA) está chegando ao mercado e ele nada mais é que um colar. Isso mesmo que você leu! O dispositivo que leva o nome de “Friend” foi anunciado pelo web designer Avi Schiffmann nos últimos dias e promete combater a solidão, que atualmente assola 1/4 da população global.

Para transformar a ideia em realidade, Schiffmann conseguiu arrecadar US$ 2,5 milhões com investidores. O projeto deu tão certo que o dispositivo deve começar a ser vendido em janeiro de 2025.

A empresa de Schiffmann começou a pré-venda do Friend na terça-feira (30.07), lembrando que o dispositivo está disponível apenas nos Estados Unidos.

Como funciona o Friend?

Ao invés de focar na produtividade, o dispositivo é apenas um colar pequeno que se conecta ao seu telefone via Bluetooth e ouve você constantemente, numa tentativa de combater a solidão.

Você pode tocar no botão do walkie-talkie no hardware e falar com o dispositivo. Ele enviará uma resposta no aplicativo como um texto e, como o Friend está ouvindo você o tempo todo, ele também pode enviar uma mensagem de forma proativa. Por exemplo, pode desejar-lhe boa sorte antes de uma entrevista de emprego.

Vale destacar que o Friend não emite som, mas sim, manda mensagens pelo aplicativo do gadget.

Schiffmann acredita que ter um hardware pendurado no pescoço torna mais fácil conversar com um companheiro de IA, em vez de apenas ter um aplicativo.

“Eu realmente veria o produto como um brinquedo emocional. Acho que o único caso de uso bem-sucedido de grandes modelos de linguagem são pessoas falando sobre seu dia e seus sentimentos com ferramentas como Replika ou Character AI. Mas com o hardware presente, acredito que seja uma conexão emocional melhor”, disse Schiffmann ao TechCrunch.

Fonte: TechCrunch