X volta ao ar “sem querer” no Brasil

Rede social voltou a funcionar nesta semana. Anatel estuda como reverter a situação

Nesta quarta-feira (18.09) os usuários de rede sociais foram pegos de surpresa! Isso porque o X voltou a funcionar, assim mesmo, de uma hora para outra e sem aviso algum. Internautas perceberam e a notícia começou a se espelhar e, até o fim do dia de ontem, a rede social voltou a ser usada massivamente no Brasil.

Mas o que aconteceu?

Inicialmente acreditou-se que o próprio SFT havia liberado o X no país após Elon Musk pagar a multa de R$ 18 milhões e começar a bloquear alguns perfis que o Ministro Alexandre de Moraes havia solicitado.

Acontece que a própria Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou que a rede social não deveria ter voltado ao ar. E agora estuda uma maneira de reativar o bloqueio sem prejudicar todo o resto da internet brasileira.

A Anatel também já descobriu o que aconteceu para o X ter voltado a funcionar sem permissão no Brasil. Musk mudou o IP da rede social, mas o que isso quer dizer? Simples, cada site precisa de um IP próprio, como se fosse uma casa, que aliás foi onde as operadoras fizeram o bloqueio.

Acontece que Musk mudou o IP do X para um lugar chamado CloudFlare, onde Spotify, Uber, o próprio portal do SFT e 70% da internet brasileira estão hospedados. Desta forma, o X voltou a funcionar e por isso a Anatel estuda como bloquear novamente a rede social sem causar nenhum dano a mais da metade da internet nacional.

Memes dominaram a rede social

O X está funcionando tanto no aplicativo de smartphones como na versão web. E é claro que isso gerou memes entre a galera, que mal via a hora de voltar a tuitar.

Confira alguns deles:

Fonte: The News