Segundo relatório, a BIGTECH está trabalhando a quase um ano na ferramenta
A Meta está trabalhando em uma ferramenta de busca baseada em IA para diminuir a dependência do Google e da Microsoft, de acordo com um relatório do The Information. A ferramenta forneceria resumos de pesquisa gerados por IA de eventos atuais dentro do chatbot Meta AI.
Atualmente o bot Meta AI, integrado ao Instagram e ao Facebook, usa o Google e o Microsoft Bing para responder perguntas sobre notícias e eventos recentes. O que pode acabar eventualmente mudando se o rumor do The Information se mostrar verdadeiro.
O site divulgou o rumor após localizar o rastreador da Meta vagando pela web meses atrás. O veículo indica que uma equipe está trabalhando há cerca de oito meses para construir um banco de dados de informações para seu chatbot.
Na semana passada, a Meta também anunciou que fechou um acordo plurianual com a Reuters, permitindo que seu chatbot use os artigos de notícias do meio de comunicação nas respostas.
A OpenAI, empresa de inteligência artificial e criadora do ChatGPT, confirmou que também está trabalhando em um mecanismo de busca de IA chamado SearchGPT. Ao mesmo tempo, a Perplexity também tem construído um buscador com AI.
Esses movimentos acontecem em meio queda de 50% do market share do Google, provando que sim, existe espaço para outras empresas na área. Ainda sim, o Google é a principal ferramenta de busca, atualmente com 82% de participação, atrás fica com o Bing com 10%.
O que achou? Deixe seu comentário!