Feito inédito aconteceu no último domingo quando foguete retornou para a plataforma de lançamento
Dia 13 de outubro de 2024 ficará marcado na história da inovação! A SpaceX, empresa de tecnologia espacial, deu mais um passo na sua campanha de testes do maior foguete do mundo, a Starship de 121 metros. Dessa vez pousando com sucesso o seu propulsor “Super Heavy”.
Um pouso assim nunca tinha sido realizado antes na história, e o dono da empresa, Elon Musk, disse que o feito é “um grande passo na direção de uma vida multiplanetária”.
A missão foi dividida em duas partes. Primeiro a Starship fez um voo de mais de 1 hora de duração e pousou no Oceano Índico, assim como planejado.
Depois, o propulsor Super Heavy, parte debaixo do foguete com 70 metros de altura, voltou de ré e foi “abraçado” pelos braços mecânicos da plataforma de lançamento.
Um usuário compartilhou na rede social X uma imagem para mostrar o tamanho da Starship em relação a outros foguetes. Confira abaixo:
A dimensão do pouso da Starship
Primeiro, o retorno do foguete à base de lançamento significa que ele poderia ser reutilizado. Também, o tempo entre viagens espaciais se torna mais curto do que se o equipamento tivesse que ser transportado do mar, até a sede da SpaceX, para realizar manutenção pós-voo, por exemplo.
Reutilizar o foguete pode resultar em uma redução no custo das viagens espaciais, afinal, estima-se que as missões com os foguetes reutilizáveis da SpaceX custem 30x menos. Desta forma, o turismo espacial e missões governamentais são também impulsionados.
O que achou? Deixe seu comentário!