A versão Beta do Photoshop ganhou um novo recurso recentemente: a opção de atribuir créditos às imagens editadas no programa da Adobe. A ferramenta ganhou o nome de Iniciativa da Autenticidade de Conteúdo (CAI) e permite que os usuários identifiquem quem são as pessoas responsáveis pela edição.
O CAI funciona como uma espécie de assinatura atribuída à imagem. Então, ao invés de adicionar marcas d’água, os créditos da criação e/ou edição são colocados nos dados do arquivo.
No vídeo abaixo, é demonstrado como o usuário pode acionar a ferramenta: basta clicar em um botão chamado “anexar dados” na janelas de opções do Photoshop e escolher quais informações serão adicionadas ao arquivo da imagem.
Depois disso, os dados ficam armazenados junto do arquivo da imagem e podem ser visualizados por plataformas e aplicativos que possuem suporte à extensão CAI. No Behance, por exemplo, se um artista exportar seus trabalhos para o site em questão, os usuários poderão ver os direitos autorais quando clicarem na opção de informações da imagem.
Além disso, também é possível visualizar todas as imagens e programas que foram usadas no processo de edição, através do CAI. De acordo com a Adobe, a ferramenta de atribuição de créditos e autenticidade será liberada gradativamente para os usuários do Creative Cloud.
De acordo com o The Verge, a Adobe visa expandir a tecnologia CAI e torná-la um novo padrão na indústria, adicionando-a a aplicativos, câmeras e sites. A companhia já está, inclusive, trabalhando com empresas como Twitter e Microsoft e o site The New York Times para difundir ainda mais o suporte à ferramenta.
O que achou? Deixe seu comentário!