O beta da One UI 3.0 baseada em Android 11 já está sendo testado nos smartphones mais recentes da Samsung como a linha Galaxy Note 20 e Galaxy S20 há algum tempo. E de forma geral, as versões betas estão se comportando bem, tanto em desempenho quanto autonomia de bateria.
No entanto, a empresa liberou recentemente o beta para gerações anteriores destas linhas, como o Galaxy Note 10 e S10 e a experiência não é nada boa. Segundo relatos nos fóruns de desenvolvedor da Samsung, os usuários estão enfrentando inúmeros problemas.
Entre os relatos de problemas, há dois que são recorrentes e muito reclamados pelos usuários: os aplicativos estão parando de responder de forma aleatória, e principalmente, a bateria está sendo drenada de forma muito exagerada. A drenagem de bateria da linha Galaxy S10 já é conhecida e muito falada, o que chegou a gerar altas críticas ao processador Exynos que a Samsung incluiu nos aparelhos, mas neste caso, ele está muito mais exagerada.
E o problema parece ser algo grave, já que Samsung removeu as versões betas destes modelos e estendeu essa interrupção até os smartphones da linha Z Flip e Galaxy Z Fold2. Ainda segundo a empresa, quando os problemas forem corrigidos, os betas serão liberados novamente para os aparelhos.
De qualquer forma, parece que a Samsung focou muito nos testes para os aparelhos mais recentes e não testou totalmente em dispositivos antigos para liberar aos usuários. Outra explicação poderia ser o fato dos novos processadores Exynos estarem mais adaptados do que os modelos anteriores.
One UI 3.0 baseada em Android 11 – Novidades
O site oficial da Samsung revela que a atualização da One UI 3.0 começará a ser lançada este mês. O que segue o mesmo calendário das versões passadas que também sempre eram liberadas a partir de novembro. É esperado que a empresa lance a nova atualização primeiro para os modelos mais recentes, como a linha Galaxy S20, seguido pela linha Galaxy Note 20 e assim por diante. A página da One UI também menciona os smartphones Galaxy Fold, Galaxy Tab S7 e o Galaxy Z Fold 2, o que sugere que a atualização alcance gradualmente ainda mais smartphones e tablets nos próximos meses.
Alguns dos recursos mais significativos da One UI 3.0 é uma interface do usuário redesenhada para o painel de configurações rápidas e a aba de notificações. Ele também vem com um widget de controle de mídia no estilo Android 11, que oferece uma maneira fácil de alternar entre vários reprodutores de mídia e o dispositivo de saída de áudio. Os widgets de tela de bloqueio também receberam uma reformulação de design. O recurso Tela de Bloqueio Dinâmica agora busca papéis de parede em até 10 categorias. Ainda foram mencionadas algumas melhorias em apps como Knox, Smart Switch e Flex Mode.
O recurso Multi-Active Window, presente no Galaxy Fold, Galaxy Z Fold 2 e Galaxy Tab S7, está recebendo novos ajustes para tornar a multitarefa ainda mais fácil, possibilitando inclusive abrir três apps ao mesmo tempo. Outros recursos, como o Dual Preview e Rear Cam Selfie, que já estão presentes no Galaxy Z Fold 2, seriam lançados no Galaxy Fold de primeira geração também. Por fim, temos as videochamadas em tela inteira, que também possibilitam a utilização do AR Emoji.
O que achou? Deixe seu comentário!