Apple reduz taxa de comissão da App Store para 15% para desenvolvedores pequenos

Em meio a polêmicas sobre práticas anti-competitivas, a Apple anunciou nesta quarta-feira (18/11) que reduzirá a comissão cobrada em vendas realizadas dentro da App Store, incluindo aplicativos e assinaturas. A medida vale a partir de 2021 e desenvolvedores pequenos vão ter um corte de 50% na taxa: passará de 30% para 15%.

A mudança já estará valendo a partir de 1 de janeiro de 2021. Os desenvolvedores estarão elegíveis no benefício que a Apple chama de “Programa de Pequenos Negócios da App Store”. Ainda não foi divulgado exatamente quando e como será o processo de inscrição no programa mas, já temos algumas informações no site da empresa.

A Apple ainda afirma que não dará o desconto da taxa de forma automática aos desenvolvedores para evitar fraudes. Por isso, todos os desenvolvedores que desejam se inscrever no programa passarão por uma análise antes de ter sua taxa diminuída na plataforma da empresa.

Para novos desenvolvedores, será possível ingressar no programa diretamente no processo de publicação do aplicativo. A Apple diz que o teto para ganhos é US$ 1 milhão, ou seja, se passar disso, a taxa volta a subir para 30%.

Desde o seu lançamento, em 2008, a taxa cobrada para cada venda na App Store sempre foi de 30%. Nos últimos anos, essa porcentagem foi motivo de muita reclamação dos desenvolvedores.

Alguns chegaram a alegar que as taxas eram injustas. A empresa chegou a diminuir a comissão para 15% em assinaturas recorrentes, o que beneficiou os aplicativos que ofereciam assinaturas recorrentes e com usuários fidelizados há mais de um ano.

O CEO da empresa, Tim Cook, afirmou que uma declaração para imprensa que os pequenos negócios são muito importantes para sociedade e baseado nisso, a Apple decidiu rever a sua politica da App Store.

A App Store tem sido um motor de crescimento econômico como nenhum outro, criando milhões de novos empregos e um caminho para o empreendedorismo acessível a qualquer pessoa com uma grande ideia. Nosso novo programa leva esse progresso adiante – ajudar os desenvolvedores a financiar seus pequenos negócios, assumir riscos sobre novas ideias, expandir suas equipes e continuar a fazer aplicativos que enriquecem a vida das pessoas.

– Tim Cook