A fabricante chinesa de celulares, Vivo, revelou para todos nesta quinta-feira (19/11), a sua nova interface para o Android 11. Chamada de OriginOS, a interface da operadora traz um visual focado em widgets e lembra muito o novo iOS 14, lançado há pouco pela Apple.
A nova interface mudou tanto que teve até o nome alterado: saindo de FunTouchOS e indo para OriginOS. A maioria das funções comuns em sistemas chineses, estão presentes, o que realmente mudou foi o visual do sistema, com uma repaginada e tanto.
Segundo a empresa, o foco principal do OriginOS é a otimização da perfomance combinado com uma experiência mais intuitiva ao usuário. Além disso, os widgets farão parte constante no dia a dia dos usuários.
A chegada dos novos widgets já é apresentada logo de cara na nova tela inicial de apps, chamada de Huarong Grid. Os novos widgets permitem que você controle de tudo! Estão disponíveis controles para casa inteligente, previsão do tempo, calendário, player de música, pagamento por meio de NFC e funções diretas para apps, sem necessidade de abri-los. Os widgets também podem ser personalizados em vários formatos e tamanhos.
Novos wallpapers também foram incluídos na nova interface. Estes, são muito parecidos com os wallpapers da MIUI 12, onde temos efeitos animados, como o desabrochar de botões de flores, exibido quando o celular é desbloqueado.
A Vivo também fortaleceu a navegação por gestos. Agora são mais de 25 combinações de movimento disponíveis para que usuário realize e acesse os mais variados serviços e áreas do sistema.
Por fim, o foco em otimizações: a interface irá ser menos pesada e usufruirá da nova tecnologia Multi-Turbo 5.0, que consiste em fusão da memória RAM, otimização de processos e pré-carregamento de aplicações.
Disponibilidade: aparelhos e datas
A Vivo anunciou que o calendário da atualização será dividido em três lotes, o primeiro irá até o final de janeiro de 2021, chegando aos aparelhos das linhas IQOO e vivo. O segundo lote chegará antes do ano novo chinês (12/02). Já o terceiro, apenas se sabe que será disponibilizado no segundo trimestre de 2021.
Esta é a lista oficial de aparelhos e seus lotes de datas:
Lote 1 (até 31/01/2021):
- vivo X50
- vivo X50 Pro
- vivo X50 Pro+
- vivo S7
- vivo NEX 3S
- iQOO 5
- iQOO 5 Pro
- iQOO 3
- iQOO Neo3
- iQOO
- iQOO Pro
Lote 2 (até 12/02/2021):
- vivo NEX 3
- vivo NEX 3 5G
- vivo X30
- vivo X30 Pro
- iQOO Neo
- iQOO Neo855 Edition
- Q2 2021
- vivo X27
- vivo X27 8GB + 128GB
- vivo X27 Pro
- vivo S6
- vivo S5
- vivo S1
- vivo S1 Pro
- vivo Z6
- vivo Z5
- vivo Z5x
- vivo Z5i
- vivo NEX S
- vivo NEX Dual Display Edition
- vivo NEX Screen Fingerprint Edition
- iQOO Z1
- iQOO Z1x
Lote 3 (terceiro trimestre de 2021):
- vivo X27
- vivo X27 8GB + 128GB
- vivo X27 Pro
- vivo S6
- vivo S5
- vivo S1
- vivo S1 Pro
- vivo Z6
- vivo Z5
- vivo Z5x
- vivo Z5i
- vivo NEX S
- vivo NEX Dual Display Edition
- vivo NEX Screen Fingerprint Edition
- iQOO Z1
- iQOO Z1x
Vale lembrar que a nova geração da linha vivo X já incluirá o OriginOS de fábrica, por isso não está presente no cronograma de atualização.
O que achou? Deixe seu comentário!