O YouTube está tomando algumas novas medidas para tentar eliminar o bullying, o discurso de ódio e outros tipos de comentários desagradáveis em sua plataforma. A empresa introduziu um novo recurso que lembrará os usuários de “manter os comentários respeitosos”, quando seus algoritmos detectarem que um comentário pode ser ofensivo. A mudança está sendo implementada agora no Android e, eventualmente, chegará a outras plataformas, embora não esteja claro quando.
Antes de um comentário ser postado, um pop-up aparecerá com um lembrete para “manter os comentários respeitosos”. O usuário poderá então editar o comentário ou postá-lo de qualquer maneira. A empresa afirma que o lembrete não significa necessariamente que um comentário violou suas regras ou que será removido.
A atualização faz parte de um esforço maior do YouTube para reduzir o discurso de ódio e tornar sua plataforma mais justa para todos os seus criadores. Além dos novos pop-ups, um novo recurso para o YouTube Studio que filtra automaticamente “comentários potencialmente inadequados e prejudiciais” será testado, para tornar mais fácil para os criadores de vídeo evitarem vê-los.
A empresa também fará um novo esforço a partir do próximo ano para avaliar o rumo dos seus recursos de monetização. O YouTube diz que embora tenha “ouvido as preocupações” de alguns criadores, atualmente não tem uma boa maneira de analisar essas reivindicações porque a empresa não tem dados sobre como os criadores de seus vídeos se identificam.
Para resolver isso, o YouTube pedirá aos proprietários de canais da plataforma, que divulguem voluntariamente informações sobre gênero, orientação sexual, raça e etnia para que possam investigar se pode haver preconceito contra grupos específicos em seus sistemas.
A função está em teste inicialmente nos Estados Unidos e apenas no aplicativo para Android. Não se sabe exatamente quando chegará à outros países e plataformas.
O que achou? Deixe seu comentário!