Na última quarta-feira (06/01), o WhatsApp atualizou os seus termos de uso e política de privacidade de seu aplicativo para Android e iOS, informando aos usuários que irá compartilhar os dados e conversas com empresas parceiras do Facebook, dono do mensageiro.
Veja também
- WhatsApp Web recebe recurso de chamadas de voz e vídeo em novo beta
- WhatsApp lança função de carrinho de compras
- WhatsApp lança atualização que permite personalizar papel de parede de cada chat
- WhatsApp irá adicionar modo ‘Ler Depois’ para substituir conversas arquivadas
As alterações serão válidas a partir do próximo dia 08 de fevereiro e quem não aceitar a alteração em sua política de privacidade terá a sua conta suspensa. A partir da mudança, os parceiros do Facebook terão acesso a várias informações do usuário, como dados pessoais, número de telefone, atividades realizadas no serviço e até mesmo o seu endereço de IP.
Segundo o site XDA-Developers, os dados do WhatsApp já eram compartilhados com o Facebook desde a última atualização de seus termos de serviço, ocorrida em julho de 2020. No entanto, o usuário até então teria a opção de não ter suas informações distribuídas com empresas parceiras.
No pop-up exibido ao usuário, fica claro que após as alterações entrarem em vigor, o usuário não terá escolha: “[..] você deverá aceitar as atualizações para continuar usando o WhatsApp. Você pode também acessar a Central de ajuda se preferir apagar sua conta e desejar obter mais informações”, diz o comunicado.
Além disse, o WhatsApp diz que as empresas poderão utilizar os dados do usuário para “aprimorar os sistemas de infraestrutura e entrega; promover a proteção, segurança e integridade para todos os produtos das Empresas do Facebook [..];”, entre outras coisas.
O mais curioso é que, logo após o Facebook confirmar a compra do WhatsApp, há seis anos, os desenvolvedores do app garantiram através de uma nota emitida, que a privacidade do usuário seria mantida, o que foi feito através de uma promessa por parte do Facebook e que foi essencial para o fechamento do acordo. Tudo isso muda a partir de 8 de fevereiro de 2021.
Vale lembrar que você pode conferir todas as alterações e atualizações dos termos de uso e política de privacidade do WhatsApp, diretamente em seu site oficial.
O que achou? Deixe seu comentário!