O WhatsApp começou a liberar nesta quinta-feira, 28 de janeiro, uma nova funcionalidade para segurança dos usuários que utilizam a plataforma WhatsApp Web. Agora, é necessário utilizar a sua biometria antes de ler o código QR de um dispositivo ou navegador.
Veja também
- WhatsApp muda política de privacidade e vai suspender contas que não aceitarem compartilhar dados com o Facebook
- WhatsApp Web recebe recurso de chamadas de voz e vídeo em novo beta
- WhatsApp lança função de carrinho de compras
- WhatsApp lança atualização que permite personalizar papel de parede de cada chat
Segundo a empresa, o novo passo antes de logar na sua conta, visa garantir uma maior proteção aos usuários. Agora, ao acessar um dispositivo na versão web, a plataforma irá solicitar uma autenticação através do seu leitor de impressões digitais ou Face ID (iPhone X e superiores). Depois deste passo que é liberado o código QR para escaneamento.
A função é habilitada automaticamente e não requer nenhuma configuração por parte do usuário. São utilizadas as biometrias cadastradas diretamente no dispositivo e a autenticação funciona da mesma forma que abrir algum outro app que solicita esse meio de desbloqueio.
O WhatsApp já havia a função de autenticação via digital ou reconhecimento facial para abrir o aplicativo. No entanto, essa sim poderia ser habilitada ou desabilitada pelo usuário, dependendo do seu desejo.
A nova atualização de segurança está sendo liberada gradualmente para todos os usuários e é possível que nem todos tenham acesso imediato, algo que deve mudar nos próximos dias ou semanas.
O que achou? Deixe seu comentário!