O Google oficializou nesta terça-feira, 18 de maio, a nova versão do seu sistema operacional para dispositivos móveis. O Android 12 já está disponível na versão beta para alguns aparelhos e o Google revelou todas as suas principais novidades.
Veja também
- Renderizações revelam suposto visual dos novos Google Pixel 6 e 6 Pro
- Google anuncia acidentalmente o novo Pixel Buds A no Twitter
- Globo anuncia parceria com a Google Cloud para melhorar seus serviços de streaming
A filosofia que o Google utiliza na sua interface, chamada de Material Design, está sendo atualizada com o Android 12. O novo sistema operacional traz um novo conceito de design chamado Material You. Este design pretende ser totalmente personalizado para cada usuário, fugindo do conceito de interface de usuário tradicional. O Google afirma que o design é resultado de uma profunda colaboração entre suas “equipes de software, hardware e material design”.
As principais mudanças visuais do Android 12, são:
- A personalização é uma grande parte do Android 12 e, a esse respeito, o sistema operacional traz mudanças nas cores, formas, luzes e movimento da sua interface. A maior mudança é a nova paleta de cores adaptável. Com base no seu papel de parede, o sistema determinará automaticamente as cores dominantes e complementares e as aplicará a todo o sistema operacional, incluindo a central de notificações, controles de volume, tela de bloqueio e até mesmo os seus widgets.
- Como mencionado acima, o design do Android 12 agora é mais expressivo. Portanto, formas e cores terão um papel importante na interface. Em conjunto com as paletas de cores adaptáveis, o novo sistema operacional também mudará os tamanhos dos elementos da interface do usuário. Um exemplo simples disso, é o relógio da tela de bloqueio. O tamanho do relógio dependerá de você ter notificações na tela. Sem qualquer notificação, você visualizará um widget de relógio ampliado que facilita a visualização das horas.
- A Central de Controle agora terá botões maiores e contará com mais funções. Por exemplo, o Android 12 adiciona os botões do Google Pay e Controle de Casa (inteligente), além de dois botões com foco na privacidade, podendo permitir ou negar o acesso à câmera e microfone a qualquer momento.
- O botão liga/desliga agora traz por padrão o acesso rápido ao Google Assistente. Portanto, não há mais gestos de apertar o telefone na parte inferior para iniciar o assistente (principalmente na linha Google Pixel).
Além disso, o Android 12 tem animações mais rápidas e suaves. Em relação à esta questão, Sameer Samat, Vice-Presidente de Gerenciamento de Produto, Android e Google Play revela: “Isso foi alcançado por algumas melhorias subjacentes, incluindo a redução do tempo de uso de CPU necessário para os principais serviços do sistema em até 22% e a redução do uso de grandes núcleos pelo sistema em até 15%. ”
Privacidade e segurança também foi um foco
Além da mudança no visual, o Android 12 traz recursos importantes de segurança, centrados principalmente na privacidade do usuário.
A maior novidade é a adição do chamado Painel de Privacidade. Nele, o Android 12 apresentará um gráfico exibindo o número de solicitações de dados de seus aplicativos instalados em um período de 24 horas. O mesmo painel permitirá que você ajuste as configurações de permissão para cada aplicativo, proporcionando melhor controle sobre seus dados.
Outra adição importante é o novo indicador de câmera e microfone no canto superior direito. Sempre que sua câmera ou microfone estiver sendo usado, o indicador acenderá avisando que o sensor está em uso. Isso lembra muito as novidades trazidas pela Apple no iOS 14.
Além disso, com os botões de acesso à câmera e microfone incluídos no Painel de Controle, você pode revogar o acesso de todo o sistema a esses sensores.
Há ainda algumas pequenas novidades e é possível que mais sejam adicionadas nos próximos betas. Qualquer novidade importante, você poderá conferir aqui no nosso site oficial.
O Android 12 Beta já está disponível para dispositivos Pixel da Google e em uma série de outros smartphones de marcas como Xiaomi, Realme, OPPO, OnePlus, ASUS e Samsung. Mais aparelhos devem receber a atualização nas próximas semanas.
O que achou? Deixe seu comentário!