Na segunda (20), a Apple disponibilizou o iOS 15 para ser instalado nos smartphones da marca. O novo sistema operacional já havia sido anunciado na WWDC (Conferência Global para Desenvolvedores) em junho deste ano.
Veja também
- Apple Event: Apple Watch Series 7 e novos modelos do iPad são anunciados
- Apple Event: iPhone 13 é anunciado
- Apple confirma evento de lançamento dos novos iPhones 13 para o dia 14 de setembro
- Apple confirma evento de lançamento dos novos iPhones 13 para o dia 14 de setembro
O novo sistema ganhou ferramentas como o Modo Foco e uma melhoria no Não Perturbe.
Uma das novas ferramentas, o Modo Foco, serve para que o usuário possa controlar as notificações e tenha mais foco na atividade que está fazendo. Por exemplo, o usuário está no trabalho e para melhor se concentrar escolhe receber apenas notificações ligadas ao trabalho. Primeiro o usuário precisa personalizar a área de foco dele, que fica em ajustes, depois sempre que quiser usar é só ligar o modo.
Já o Não Perturbe funciona para quando o usuário vai dormir. Automaticamente o smartphone desliga todos os alertas sonoros e vibratórios, as conexões são desabilitadas e o modo de economia será ligado para poupar bateria.
Isso também acontece em outros dispositivos Apple conectados na mesma conta iCloud. Se o usuário desligar as notificações do Instagram no iPhone das 13:00 às 18:00, isso também vai acontecer no Apple Watch e iMac.
Outra novidade é o FaceTime que foi aprimorado. Agora é possível desfocar o fundo da chamada e também mandar o link para que outras pessoas acessem, o recurso funciona para Android e Windows também, mas apenas na versão para navegador.
O FaceTime também ganhou a ferramenta SharePlay que funciona em aplicativos de terceiros e serviços de streamings que usam API disponível para desenvolvedores. Disney +, Hulu, HBO Max, TikTok e Twitch são alguns dos serviços que a Apple trabalha. Dessa maneira, é possível que os usuários assistam a filmes por meio de uma videochamada, por exemplo.
A Apple ainda disponibilizou uma ferramenta chamada App Privacy Report para melhor segurança do usuário. A ferramenta deixa disponível um relatório de tudo que os programas instalados no iPhone acessaram nos últimos sete dias, incluindo fotos, localização, câmera e outros dados. Assim, o usuário pode ver a atividade dos aplicativos que tem no smartphone.
Que modelos vão receber a atualização?
Para garantir a durabilidade dos celulares, os modelos mais antigos estão na lista de atualização. O novo sistema operacional está disponível para:
- iPhone 6s e 6s Plus ( 2015);
- iPhone SE (2016);
- iPhone 7 e 7 Plus (2016);
- iPhone 8 e 8 Plus (2017);
- iPhone X (2017);
- iPhone XR (2018);
- iPhone XS e XS Max (2018);
- iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max (2019);
- iPhone SE 2ª geração (2020);
- iPhone 12, 12 mini, 12 Pro, 12 Pro Max (2020);
- iPhone 13, 13 mini, 13 Pro, 13 Pro Max (2021).
O que achou? Deixe seu comentário!