A Samsung se mostrou a pioneira do mercado telefônico ao revelar nesta quinta-feira (2) o primeiro sensor de 200 megapixels (MP) para celulares. O hardware chamado de ISOCELL HP1 traz uma nova tecnologia, a pixel binning que é capaz de ajustar a resolução da imagem de acordo com a quantidade de luz ambiente, conforme a marca.
Veja também
- Samsung lança novo Galaxy F22 com tela de 90 Hz e processador Helio G80
- Samsung confirma beta da One UI 4 baseada no Android 12 em setembro para linha Galaxy S21
- Samsung Galaxy A22 5G chega oficialmente à Índia
O novo sensor que conta com 1/1.22 polegada de tamanho faz gravação de vídeo em 8K com 30 fps ou 4K com 120 fps e também traz foco automático, além disso, a resolução da câmera pode chegar a 50 MP com zoom.
A tecnologia pixel binning é chamada de “ChameleonCell” pela Samsung e está atrelada a um sensor de 0.64µm, o mais avançado da marca, que quando selecionada a opção de 200 MP promete detalhes muito mais nítidos caso a imagem sofra algum tipo de corte ou redimensionamento. O ISOCELL HP1 possui também pixels com tamanho de 2,65 μm nas fotos de 12,5 MP, capaz de ter maior sensibilidade à luz, fazendo com que imagens noturnas sejam mais claras e nítidas.
ISOCELL GN5
A Samsung também anunciou um novo sensor chamado de ISOCELL GN5. É um sensor de 50 MP com 1.0μm, que segundo a fabricante, é a primeira tecnologia a integrar a Dual Pixel Pro, cujo objetivo é aumentar os recursos de foco automático totalmente direcional (horizontal ou vertical). O sensor, assim como o HP1, também é capaz de gravar vídeos em 8K com 30 fps ou 4K com 120 fps.
Duckhyun Chang, vice-presidente executivo de negócios de sensores da Samsung, afirmou em como a marca foi pioneira em tecnologias de pixel ultrafino. “ Com o ISOCELL HP1, que está quebrando barreiras, e o ISOCELL GN5 trazendo foco automático ultrarrápido, a Samsung continuará a liderar a tendência para tecnologias de imagem móvel de próxima geração”, afirmou Chang.
Ainda não foi informado quais celulares virão com os sensores, mas a Samsung já anunciou que as amostras do ISOCELL HP1 e GN5 estão disponíveis para as fabricantes.
O que achou? Deixe seu comentário!