Ken Pillonel publicou um vídeo no seu canal no YouTube onde mostra a modificação que fez na entrada USB do iPhone X.
Veja também
- Apple confirma data do próximo evento onde deve anunciar novos MacBook Pro
- WWDC 2021: macOS 12 Monterey é anunciado pela Apple com novidades no Safari e controle universal
- WWDC 2021: Apple lança watchOS 8 com novidades no app Respirar, novas watchfaces e mais
Antes do iPhone 5, a Apple usava conexão USB de 30 pinos em iPods e iPhones. A partir de então, a gigante tecnológica aderiu a entrada Lightning nos seus modelos e continua usando até hoje.
Atualmente a grande maioria dos smartphones saem de fábrica com a entrada USB-C, mas o iPhone não. Sendo assim, um mestrando em engenharia robótica chamado Ken Pillonel decidiu modificar a entrada de um iPhone X para ver o resultado. No vídeo compartilhado em seu canal do YouTube, Pillonel mostra que o aparelho lançado em 2017 funciona com a porta USB-C.
São apenas 40 segundos de reprodução, mas é possível visualizar o mestrando de engenharia robótica mostrando que além de conseguir carregar o iPhone X, também conseguiu conectar em um MacBook.
O vídeo se chama “World’s First USB-C iPhone” em tradução literal “Primeiro iPhone USB-C do Mundo” e foi publicado no dia 9 de outubro.
Para realizar o processo, Pillonel precisou fazer toda a parte eletrônica funcionar, e depois fez um processo de engenharia reversa do conector Apple C94. Assim, ele conseguiu criar sua própria placa com uma porta USB Tipo-C fêmea, que substitui a original do smartphone. Em breve, Pillonel pretende publicar um vídeo de como foi feito o processo.
Talvez logo mais a Apple comece a fabricar os novos modelos com porta USB-C já que ainda nesse ano, a União Europeia anunciou que quer padronizar os dispositivos conectores até 2023 para diminuir o lixo eletrônico.
O que achou? Deixe seu comentário!