Se a rede social não se separar da companhia chinesa ByteDance, aplicativo corre o risco de ser banido
A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (13) um projeto de lei que visa banir o TikTok do país. Foram 352 votos a favor do projeto e 65 votos contra, ambos os partidos Democrata e Republicano apoiaram a medida.
A preocupação do governo norte-americano, é a de que a China tem uma lei que obriga as empresas chinesas donas de aplicativos a compartilharem dados dos usuários norte-americanos com o governo chinês.
Desta forma, o projeto só irá banir o aplicativo dos EUA caso a rede social não se separe da companhia chinesa ByteDance. Apesar da ByteDance ter se defendido e afirmado que nunca cedeu dados de usuários para o governo chinês, o projeto de lei aprovado pela câmara dá ao TikTok seis meses para vender a rede social para uma empresa norte-americana.
O governo norte-americano já tem uma lei que proíbe funcionários públicos de instalarem o TikTok em celulares e tablets profissionais.
O TikTok foi a rede social mais baixada pelos norte-americanos em 2023 e no total são mais de 170 milhões de usuários por lá. O governo querer que a rede social seja comprada por uma empresa norte-americana, busca também ter o aplicativo que a cada ano cresce cada vez mais, em suas mãos.
O projeto aprovado ainda precisa passar pelo Senado, mas o presidente Joe Biden já pediu para que os senadores sejam rápidos, pois ele também concorda com a lei.
O que achou? Deixe seu comentário!