Médicos usam Apple Vision Pro em cirurgia

Procedimento na coluna aconteceu no Reino Unido no hospital Cromwell Hospital,

Esse é um dos primeiros passos para incluir o dispositivo na área da saúde (Imagem: Divulgação/eXeX)

O Cromwell Hospital, localizado em Londres no Reino Unido, realizou na última semana uma microcirurgia na coluna dorsal de um paciente utilizando o Apple Vision Pro. O headset de realidade mista lançado recentemente pela Apple.

Não foram todos os médicos presente no procedimento que utilizaram o óculos, apenas a enfermeira que chefia a equipe Suvi Verho. Quem providenciou o dispositivo de realidade mista para a equipe foi a empresa eXeX, que tem acesso a aparelhos de alta tecnologia e plataformas digitais para clínicas e hospitais no Reino Unido. 

Suvi Verho disse ao jornal Daily Mail que aprova o uso do gadget pois “o sistema tem potencial de simplificar o raciocínio durante a preparação e a cirurgia propriamente dita, e ajuda a eliminar alguns fatores humanos.”

A enfermeira usou o Apple Vision Pro para ajudar a preparar, acompanhar o procedimento e escolher os equipamentos certos. O dispositivo também serviu para que a equipe visse o mundo real, mas com ecrãs virtuais sobrepostos à sua frente, mostrando informações vitais, a realidade aumentada.

Por enquanto o Apple Vision Pro só está disponível para venda nos Estados Unidos pelo valor de $ 3.500,00, equivalente a R$ 17.486,00 na conversão direta.

A Apple aproveitou para comunicar que diversos desenvolvedores estão aproveitando o dispositivo para ampliar horizontes na medicina e em demais áreas da saúde. Susan Prescott, vice-presidente de relações mundiais com desenvolvedores da Apple diz que a empresa está entusiasmada em ver os incríveis aplicativos que desenvolvedores de toda a comunidade de saúde estão trazendo para o Apple Vision Pro.

Fonte: Daily Mail, Apple e Canaltech.