Meta anuncia IA Llama 3 para competir com ChatGPT

Ferramenta será integrada diretamente às redes sociais da empresa

Na última quinta-feira (18/04) a Meta anunciou a versão inicial do novo modelo de linguagem que vai abastecer o chatbot de IA da companhia, o Meta Llama 3. Juntas, as redes sociais da Meta têm mais de 3 bilhões de usuários ativos, sendo assim, o Llama 3 pode ser o chatbot mais usado do mundo.

Mas por que isso pode acontecer? Os modelos serão integrados diretamente ao assistente virtual Meta IA, que a empresa apresenta como o mais sofisticado de uso gratuito. Ou seja, as ferramentas serão integradas nas redes sociais, como no feed do Facebook, nas conversas do WhatsApp e nas DMs do Instagram.

O anúncio ocorre no momento em que a Meta se esforça para levar produtos generativos de IA aos seus bilhões de usuários, afim de desafiar a posição de liderança da OpenAI, dona do ChatGPT, na tecnologia. Envolvendo, então, uma revisão da infraestrutura de computação e a consolidação de equipes de pesquisa e produtos anteriormente distintas.

A bigtech equipou o Llama 3 com novos recursos de codificação de computador e desta vez o alimentou com imagens e texto, ainda que, por enquanto, o modelo esteja produzindo apenas texto, segundo Chris Cox, diretor de produtos da Meta, em entrevista.

Cox ainda disse que o objetivo final do Llama 3 é ajudar a tornar a vida do usuário mais fácil, seja interagindo com empresas, seja escrevendo algo ou seja planejando uma viagem.

O anuncio do Llama 3 acontece em um momento em que o mercado de chatbots de IA movimenta US$ 7 bilhões, e que em 2032 deve chegar a US$ 32 bilhões, resultando em um crescimento de +20% ao ano.

Fonte: The Guardian