Nessa última semana o serviço de streaming começou a notificar usuários que compartilham conta com outras pessoas
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon SP) informou nesta quinta-feira, (25), que notificou a Netflix após a empresa começar a cobrar uma taxa de R$ 12,90 de usuários que compartilham a senha da conta com pessoas que não vivem na mesma residência.
A medida foi tomada pelo órgão após muitos consumidores realizarem reclamações. O Procon também diz que pretende avaliar a nova política tomada pela Netflix para ver se viola ou não o Código de Defesa do Consumidor.
A nota pede para os que usuários procurem o órgão pelo site oficial (procon.sp.gov.br) em caso de cobrança extra que o próprio consumidor considere indevida. A Netflix não se manifestou até então sobre a notificação realizada pelo Procon SP.
Taxa adicional por compartilhamento de senha
A taxa adicional de R$ 12,90 será cobrada dos assinantes que compartilham a senha com pessoas que não moram na mesma residência.
Isso será possível porque a Netflix consegue reconhecer a casa do usuário pelo WI-FI definido como principal. Também será preciso logar nesse mesmo WI-FI e assistir a algum conteúdo da plataforma ao menos uma vez todo mês para não ter a conta bloqueada ou taxada.
A empresa já havia divulgado a nova medida para evitar o compartilhamento de senhas de uma única conta ainda em 2022, mas chegou ao Brasil apenas agora. Assinantes de outros países também já estão sendo cobrados, são eles: Honduras, Costa Rica, Chile, Peru, Canadá, Espanha, Portugal e Nova Zelândia.
A medida tomada pela empresa repercutiu negativamente nas redes sociais pelas pessoas que assinam a plataforma. Diversos usuários contaram no Twitter que já cancelaram ou pretendem cancelar a assinatura.
O que achou? Deixe seu comentário!