Qualcomm anuncia novo Snapdragon 888 5G para próximos celulares topo de linha

A Qualcomm anunciou oficialmente nesta terça-feira (01/12), o seu novo chip para smartphones topo de linha. O Snapdragon 888 foi revelado durante o Snapdragon Tech Summit Digital, evento anual da empresa, que está sendo realizado virtualmente neste ano.

O novo chip é o sucessor do atual Snapdragon 865, e segundo a Qualcomm, possui melhorias significativas em seu desempenho gráfico, um chip 5G mais potente e melhor processamento em fotografias, graças à recursos de inteligência artificial (IA) melhorados.

Este é o primeiro dia de evento, que irá se estender até esta quarta-feira (02/12). Como de costume, a Qualcomm não revelou todos os detalhes técnicos do produto no primeiro dia de evento, o que deve ocorrer amanhã.

Snapdragon 888 tem 5G mais potente e melhorias em IA

Com o eminente avanço da tecnologia 5G para redes móveis, a Qualcomm trouxe ao Snapdragon 888 um modem de radiofrequência X60 5G de terceira geração, com compatibilidade ao mmWave e Sub-6, que promete altas velocidades de conexão, na casa dos gigabits por segundo.

Além disso, o X60 5G fornece suporte ao compartilhamento de espectro dinâmico (DSS), usado pelas operadoras brasileiras Claro, Vivo e TIM, que fornecem a tecnologia 5G para suas redes móveis no nosso país.

A empresa também promete melhorias na experiência em jogos. A nova geração da tecnologia Snapdragon Elite Gaming conseguirá reproduzir até 144 quadros por segundos em jogos, além de trazer suporte para drivers atualizáveis que melhorarão o desempenho do seu chip gráfico (GPU).

O novo processador da fabricante também terá um processador de sinal de imagem (ISP) triplo, fazendo com que o novo Spectra usado no chip seja capaz de aproveitar melhor todos os sensores equipados em um dispositivo. É possível capturar imagens a 2,7 gigapixels por segundo, equivalente a 120 fotos de 12 megapixels, o que é até 35% mais rápido que a geração anterior.

A inteligência artificial (IA) também foi um dos focos do Qualcomm. A empresa melhorou o chip Hexagon, prometendo atingir 26 trilhões de operações por segundo (TOPS), praticamente o dobro dos 15 TOPS da geração passada. Isso fará com que tarefas de inteligência artificial, como ações do Google Assistente, sejam executadas mais rapidamente.

Xiaomi Mi 11 será um dos primeiros smartphones com Snapdragon 888

A Qualcomm também revelou algumas das primeiras marcas a inserirem o novo Snapdragon 888 em seus próximos smartphones. Asus, Xiaomi, Lenovo, Motorola, OnePlus, Oppo, Sharp, LG, Vivo, Realme, Nubia, Meizu e Black Shark serão as pioneiras. Além disso, o CEO da Xiaomi, Lei Jun, anunciou que o novo topo de linha da empresa, o Xiaomi Mi 11, será um dos primeiros smartphones do mundo a contarem com o novo processador.