Desenvolvedor conseguiu rodar Windows 10 no novo Mac com chip M1

Com o lançamento dos novos MacBooks com chip M1, baseados em ARM, o suporte ao Boot Camp, forma nativa de instalar o Windows no Mac, acabou morrendo. E não só ele, os aplicativos que executavam o Windows paralelamente dentro do macOS, como o Parallels, também perderam suporte.

O novo sistema da Apple até possui um “tradutor” de aplicativos desenvolvidos em x86, mas ele funciona apenas para converter aplicativos, o que não resolve o problema de instalar um sistema Windows 10 no dispositivo.

No entanto, parece que ainda existe uma esperança para quem necessita instalar Windows 10 no seu Mac. O desenvolvedor Alexandre Graf, compartilhou no seu perfil da rede social Twitter, que ele conseguiu emular o Windows 10 através do QEMU, um software de código aberto para emulação e virtualização de sistemas.

A versão utilizada foi desenvolvida para rodar em tablets Surface Pro X, da Microsoft, que usam processadores ARM, desenvolvidos em conjunto com a Qualcomm e Microsoft, que incluem emuladores para aplicativos tradicionais da versão para computadores normais do Windows. Com isso, é possível rodar vários destes aplicativos diretamente no Mac.

O patch feito pelo desenvolvedor, integra um recurso de virtualização do macOS Big Sur, o Hypervisor.framework, que facilita o acesso a virtualização sem a necessidade de desenvolver extensões para o kernel do sistema operacional.

“O Windows ARM64 pode rodar aplicativos x86 muito bem. Não é tão rápido quanto o Rosetta 2, mas está perto”, disse o desenvolvedor. Ele ainda avisa que o patch ainda está em fase inicial e pode melhorar no futuro: “isso ainda está no começo. Certamente é possível reproduzir os meus resultados – todos os patches estão na lista de discussão – mas não espere um sistema estável e completamente funcional, ainda”.