Robô humanoide da Disney tem expressões humanas mas é assustador

Robôs com expressões humanas estão se tornando cada vez mais impressionantes, mas um vídeo divulgado recentemente, da Disney Research pode te fazer ter pesadelos com seu último projeto. A divisão de investigação da Disney desenvolveu um sistema que dá aos robôs humanóides olhares e movimentos de cabeça mais realistas.

É uma abordagem sofisticada que pode muito bem deixar você mais confortável ao falar com um robô. Mas… não se for este robô – a combinação de uma “cabeça” sem pele com olhos e dentes realistas dá a aparência de um zumbi cibernético, mesmo com os movimentos estranhamente realistas.

Você pode gostar da tecnologia se puder esquecer a aparência. O robô sabe se virar e ficar de frente para você graças a um sensor de imagem montado no peito, mas momentaneamente muda seu olhar em resposta a outro movimento ou barulho, imitando a tendência de um humano de deixar seus olhos vagarem enquanto se familiarizam com um assunto ou experimentam distrações.

Você também verá piscadas mais naturais, movimentos da cabeça semelhantes aos da respiração. Em outras palavras, o robô se comporta mais como um ser vivo e menos como uma câmera alimentada por Inteligência Artificial.

O apelo para a própria Disney é bastante claro. Ela poderia usar esse olhar de humano para robôs interagirem em seus parques temáticos, claro que algum robô mais convincente, para evitar os aterrorizar os visitantes do parque. No entanto, isso também pode ser útil para qualquer robô futuro que precise interagir com humanos, especialmente robôs cuidadores, cuja interação social pode ajudar a superar a solidão.

Confira o robô humanoide da Disney