Snapchat lança “Spotlight” para concorrer com o TikTok e Reels

O TikTok agora tem um novo concorrente para enfrentar: o Snapchat. A empresa Snap Inc, está lançando o Spotlight, uma nova seção em seu aplicativo que apresentará vídeos criados por usuários.

Você já pode criar vídeos curtos e postar em seus stories ou mandar para pessoas, mas esta será a a primeira vez que o Snapchat destacará vídeos de usuários para todos no aplicativo. E não é só isso: para motivar as pessoas a criar conteúdo, o Snap também estará investindo muito dinheiro. A empresa diz que vai pagar US$ 1 milhão (aproximadamente R$ 5.435.200,00) por dia até o final do ano aos usuários que compartilharem os vídeos mais populares.

O novo Spotlight é semelhante ao TikTok e aos Reels do Instagram. Possui vídeos verticais que se reproduzem automaticamente e você pode deslizar para cima ou para baixo para mover-se rapidamente entre os vídeos. Um algoritmo da empresa determinará quais vídeo aparecem em seu feed, embora você também possa procurar em tópicos específicos.

Mas o Spotlight é diferente em algumas outras coisas. Como, por exemplo: o Spotlight não terá recurso de comentários em vídeos. Além disso, muito dos conteúdos apresentados no Spotlight serão anônimos. A menos que o usuário um perfil público no Snapchat (a maioria dos usuários não tem), os vídeos do Spotlight aparecerão sem nome ou usuário.

Essa falta de contexto pode ser um pouco estranha, se você está acostumado a seguir os usuários que publicam vídeos que você acha interessante. Mas também pode remover parte da pressão que poderia estar associada à postagem pública.

O Spotlight já está sendo liberado para usuários dos seguintes países: Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Irlanda, Noruega, Suécia, Dinamarca, Alemanha e França. Outros países serão liberados “em breve”, segundo o Snapchat.