Google explica o motivo de seus serviços ficarem indisponíveis nesta segunda (14/12)

Nesta segunda-feira (14/12), o Google sofreu com instabilidades nos mais diversos serviços e deixou muita gente preocupada, já que ninguém conseguiu acessar seus e-mails através do Gmail e nem conseguiu acessar arquivos armazenados no Drive, como documentos, planilhas e apresentações, por exemplo.

No entanto, as falhas não se resumiram apenas nos serviços do Gmail. A instabilidade foi grande e os seguintes serviços foram afetados: Gmail, Agenda, Drive, Documentos (Docs), Planilhas (Sheets), Apresentações (Slides), Google Sites, Grupos (Groups), Hangouts, Chat, Meet, Google Vault, Currents, Google Forms, Cloud Search, Keep, Tarefas, Voice, Google Analytics, App Maker, Maps, Blogger, Google Sync e Classroom (Sala de Aula).

A lista realmente é grande. Não foram poucos os serviços que ficaram indisponíveis. A gigante de tecnologia divulgou um comunicado ao portal Tecnoblog, informando que o problema surgiu por conta de uma gestão interna de cota de armazenamento.

O comunicado dizia mais precisamente que “hoje (14/12), às 8h47 da manhã (horário de Brasília), o Google sofreu uma queda em seu sistema de autenticação, por aproximadamente 45 minutos, em razão de um problema de gestão interna da cota de armazenamento”.

Isso fez com que o sistema de autenticação ficasse falhando, impedindo que os usuários acessassem as plataformas. “Os serviços que requerem login de usuários apresentaram altas taxas de erro durante esse período”. Pouco tempo depois, os serviços foram normalizados e estão estáveis, sem mais relatos de problemas.