Windows 11 chega aos dispositivos dia 5 de outubro

A nova versão do sistema operacional da família Microsoft será liberada já na próxima semana.

Vídeo de apresentação do Windows 11. (Reprodução: Microsoft)

Veja também

Na próxima terça-feira (05) a Microsoft vai liberar a instalação do Windows 11 nos dispositivos que possuem o sistema operacional. As novidades foram anunciadas e essa é a maior atualização com mudanças significativas desde 2015.

Começando pelo design do logo que seguindo a onda do macOS e de algumas distribuições Linux está mais arredondada, assim como as bordas das janelas. O tão conhecido som inicial do sistema também sofreu mudança e está repaginado.

Uma das grandes diferenças é a barra de ferramentas que agora será centralizada na parte inferior da tela. Junto da barra de ferramentas tem o menu, agora não mais no canto esquerdo, mas também ao centro, o menu não tem mais os blocos dinâmicos e nem lista vertical de programas, ficou tudo mais simples.

Windows 11 procura um design mais moderno e minimalista. (Reprodução: Microsoft)

Em formato de balão, lembrando smartphones, o menu vai sugerir os programas mais usados pelo usuário e sugestões de aplicativos para serem baixados. O design mais moderno e limpo foi pensado para estimular a criatividade.

Os widgets, abandonados no Windows, estão de volta e também foram remodelados. Agora estão com um aspecto mais arredondado e moderno e podem ser encontrados no canto esquerdo da tela, mas podem ser aumentados para tela cheia para uma visualização melhor.

A Microsoft decidiu apostar novamente nos widgets, mas de uma forma mais simplificada. (Reprodução: Microsoft)

Widgets são complementos de aplicativos que aparecem de forma simplificada para que o usuário não precise entrar no app. Nele estão informações como previsão do tempo, trânsito, notícias e eventos do calendário.

O Windows 11 vai proporcionar um melhor gerenciamento de janelas. Foi implementado suporte para múltiplos monitores, assim o SO vai lembrar de onde as janelas estavam quando os aplicativos forem reinicializados sem sumir com janelas deixadas em monitores secundários.

Uma novidade para facilitar o dia a dia do home office ou até mesmo dos estudantes, agora é possível agrupar diversas janelas na tela de forma orgânica e mais descomplicada do que nas versões anteriores.

Outra grande diferença é a Microsoft Store do Windows 11, a loja de aplicativos vai contar com avalições de usuários, barra de pesquisa, além de outras características que a atual já tem. Aplicativos vão chegar a plataforma para fornecer suporte a aplicativos Android graças a uma integração com a Amazon Appstore.

A Mircrosoft Store agora conta com suporte para aplicativos Android. (Reprodução: Microsoft)

Para você saber se seu dispositivo suporta o Windows 11 basta acessar o  PC Health Check, o aplicativo vai dizer se seu dispositivo está apto para receber a atualização. Ela será gratuita para usuários do Windows 10, mas é necessário ter uma conta Microsoft ativa.

A empresa também não confirmou por quanto tempo a atualização será disponibilizada gratuitamente e nem de quanto será a taxa de instalação para quem não possui o Windows 10.