Após instabilidade, Instagram testa recurso que notifica quando a rede social está fora do ar

Uma semana após a instabilidade que tomou conta do Instagram, Facebook e WhatsApp, a rede social roxinha testa recurso para avisar usuários quando a rede social não estiver funcionando.

A rede social criou a ferramenta após a instabilidade que atingiu o mundo inteiro na última semana (Reprodução: Divulgação)

Veja também

Na terça-feira (13), o Instagram anunciou estar testando nos Estados Unidos um recurso que notifica os usuários quando a rede social estiver passando por alguma instabilidade. O anúncio foi feito uma semana após a rede passar por instabilidade desde às 12:20 até 19 horas da noite.

No comunicado, a rede social diz ““quando [as falhas] afetam o engajamento ou a distribuição, sabemos que isso pode levar as pessoas a pensar que os problemas são exclusivos deles, com base no que postam. Essa falta de clareza pode ser frustrante, por isso queremos que seja mais fácil entender o que está acontecendo, diretamente de nós”.

Ainda segundo o comunicado, as notificações não necessariamente serão enviadas aos usuários sempre que houver algum problema, mas sim, quando a empresa identificar que as pessoas estão confusas ou procurando respostas diante dos problemas apresentados.

É justamente esse o objetivo da ferramenta, ajudar os usuários que se sentirem confusos diante dos problemas técnicos da rede social.

Como funciona

Um alerta será exibido na aba ‘Atividades’ do aplicativo, e será possível identificar a ferramenta por um ícone de megafone acompanhado de um texto indicando que existe um problema afetando a rede social. Ao clicar na notificação, vai aparecer para o usuário os detalhes dos problemas técnicos e as funções que estão passando por instabilidade, tudo com data e horário. Ainda na mesma seção, o usuário será avisado quando o problema for consertado.

Recurso ainda está em fase de teste (Reprodução: Divulgação Instagram)

Caso o recurso se mostre promissor e que tenha de fato ajudado os usuários, o Instagram pretende expandir ele para outros lugares do mundo, não só na América do Norte.