Google exige mínimo de 6GB RAM para Android 12

A empresa bilionária disponibilizou um documento que mostra os requisitos mínimos para instalar o Android 12 em smartphones considerados como high-end.

6BG de RAM são necessários para dispositivos como high end (Reprodução: Divulgação Google)

Veja também

Neste mês de outubro, junto com o lançamento oficial do Android 12, O Google revelou o Documento de Definição de Compatibilidade. Um dos requisitos mínimos para atualizar o sistema operacional é ter um smartphone com 6GB de RAM para poder participar da categoria high end.

O “Compatibility Definition Document (CDD)” em inglês mostra os requisitos para que o sistema seja usado. É possível notar que o Android 12 define um conjunto de requisitos dos dispositivos que vão além do básico. O Google explicou que cada versão do Android tem sua própria classe de desempenho correspondente. Sendo assim, a classe de desempenho 12 (S) que corresponde ao Android 12 é destinada a “dispositivos de melhor desempenho”. Já a classe 11(R) é destinada ao Android 11 e é voltada para dispositivos que garantem “experiência de melhor qualidade”, e assim sucessivamente.

Ambas as classes (12 e 11) têm como requisito 6GB de memória RAM para dispositivos high end. Câmera traseira de 12MP capaz de filmar em 4K a 30fps e tela com resolução em 1080p a 400ppp também são atributos mínimos necessários segundo o Documento de Definição de Compatibilidade.

Mas existem diferenças entre ambas as categorias. A classe 12 precisa de uma câmera frontal de 5MP ou mais e que grave vídeos em 1080p a 30fps. Já a classe 11 precisa de uma câmera frontal de 4MP para chamadas de vídeo e selfies.

A classe 12 garante melhor experiência em aplicativos quando se trata de desenvolvedores criarem os próprios apps. Ela conta com um recurso chamado “experiência premium”. A classe 11 já possui o recurso “alta qualidade” e as classes anteriores possuem a opção de remover “os extras para manter a experiência funcional”.

Ainda, o Documento liberado pelo Google traz as próximas classes, 13 e 14. Caso na próxima atualização o dispositivo de classe 12 não atenda aos requisitos da classe 13, ele continuará sendo chamado de classe 12.