Sites da Americanas e Submarino voltam ao ar após quatro dia

Os sites do grupo Americanas S.A, Americanas e Submarino passaram por quatro dias de instabilidade.

Sites do grupo Americanas S.A sofreu acesso não autorizado no último sábado, (19), Americanas e Submarino voltaram ao ar nesta quarta-feira, (23) (Reprodução: Divulgação Americanas)

Veja também

Os sites do grupo Americanas S.A, antigamente conhecido como BW2, Americanas e Submarino voltam a funcionar após quatro dias de instabilidade. O problema começou no sábado, (19), e foi resolvido em partes só nesta quarta-feira, (23), isso porque os sites do Shoptime e Sou Barato que também fazem parte do conglomerado ainda estão fora do ar.

A Americanas confirmou em nota que foi um incidente de segurança. O grupo detectou um “acesso não autorizado” nos servidores e por precaução interrompeu os serviços de forma proativa.

A nota completa diz “A Americanas S.A […] informa que está restabelecendo gradualmente e com segurança seus ambientes de e-commerce desde quarta-feira (23/02), suspensos em razão de incidente de segurança do qual foi vítima entre os dias 19 e 20 de fevereiro. Não há evidência de comprometimento das bases de dados. As equipes continuam mobilizadas, com todos os protocolos de segurança, e atuarão para a retomada integral no mais curto espaço de tempo”.

Shoptime e Sou Barato ainda estão fora do ar (Reprodução: Divulgação Americanas)

A volta dos sites acontece de forma gradual, isso quer dizer que os produtos e funcionalidades estão sendo disponibilizados aos poucos para que o consumidor possa comprar com segurança.

O grupo não disse se o acesso não autorizado nos servidores foi um ataque hacker ou não, mas os internautas especulam que sim. Isso porque, quando a Americanas comunicou que foi um acesso não autorizado, o grupo hacker Lapsus reivindicou a autoria do ataque, alegando ter acesso ao método de pagamento e chats internos.

Carlos Daltozzo, chefe de pesquisa da Eleven Financial, estima que o conglomerado perdeu por dia cerca de R$ 100 milhões. A estimativa foi feita encima do último balanço financeiro divulgado pela Americanas S.A. Já de acordo com a consultoria Economatica, o grupo teve um prejuízo de R$ 3,4 bilhões desde sexta-feira, (18), levando em conta o aumento de 7% na bolsa da Bovespa em relação ao valor dos papéis na terça.