O WIFI 6E pode mudar a sua vida! Saiba tudo sobre a nova tecnologia para redes wi-fi e aproveite!

Quem nunca sofreu com problemas de conexão com a internet, não é verdade? Problemas de lentidão na rede, velocidade abaixo do que a contratada no seu plano, e muitas outras coisas que podem nos tirar do sério! Mas existe uma nova geração de tecnologia de Wi-Fi, que chega para melhorar – e muito – a sua conexão! 

E não apenas isso, essa tecnologia irá resolver um dos maiores problemas das redes Wi-Fis atualmente, que é a conexão em multi-dispositivos. Sabe quando tem muita gente conectada na mesma rede e as coisas começam a travar? Pois então, isso a partir de agora vai parar de ser um problema!

Hoje, a internet está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, seja para lazer, como assistir um filme ou série por streaming, jogar online com amigos ou até mesmo trabalhar, com o home office cada vez mais em alta. 

Por isso, ter uma conexão boa e estável é cada vez mais importante para a gente. Mas e você, sabe exatamente o motivo pelo qual sua conexão não está boa? É o provedor de internet? É o roteador? É o meu notebook ou smartphone que não está bom?

Pois bem, agora você vai descobrir o motivo disso tudo e, como a Qualcomm está resolvendo todos os problemas com seus novos chipsets, equipados com a novíssima tecnologia do Wi-Fi 6 e 6E e que já estão presentes em boa parte dos novos dispositivos lançados atualmente.

O que é o Wi-Fi 6?

Basicamente, o Wi-Fi 6 é a nova geração do Wi-Fi. Com ele, você continuará se conectando na internet normalmente, mas ele traz um monte de tecnologias adicionais para tornar isso muito mais eficiente, acelerando as conexões no processo.

Essas novas gerações são lançadas, mais ou menos de 5 em 5 anos e sempre trazem novas tecnologias para melhorar o uso da internet. O Wi-Fi 6 chegou oficialmente no final de 2019 e os primeiros dispositivos habilitados para Wi-Fi 6 foram lançados ao longo de 2020.

Agora, o nome da geração também foi simplificado, chamado apenas de Wi-Fi 6. Antes, as gerações eram lançadas com nomes confusos e extensos, que misturavam letras e números. Todas eles foram renomeados para nomes mais amigáveis. Portanto, temos os seguintes nomes para cada geração:

  • O Wi-Fi 1 era chamado de 802.11b, e foi lançado em 1999.
  • O Wi-Fi 2 era chamado de 802.11a, e também lançado em 1999.
  • O Wi-Fi 3 era chamado de 802.11g, e foi lançado em 2003.
  • O Wi-Fi 4 era chamado de 802.11n, e foi lançado em 2009.
  • O Wi-Fi 5 era chamado de 802.11ac, e foi lançado em 2014.
  • Wi-Fi 6 é a nova geração, também conhecida como 802.11ax. Foi lançado em 2019.

A Wi-Fi Alliance, aliança de empresas que fomentam e vendem produtos com  tecnologia Wi-Fi, também anunciou que smartphones e tablets exibirão o número da versão Wi-Fi, para você saber exatamente qual versão você está conectado no momento, como na imagem abaixo. Isso deve chegar em futuras atualizações de software dos dispositivos compatíveis, já estando disponíveis nos novos aparelhos.

Mas e quais são os benefícios dessa nova geração de Wi-Fi?

Como de costume, o padrão Wi-Fi mais novo sempre oferece velocidades de transferência de dados mais rápidas. Se você estiver usando um roteador Wi-Fi com um único dispositivo, as velocidades máximas devem ser até 40% maiores com o Wi-Fi 6 em comparação com o Wi-Fi 5.

Entretanto, o principal destaque do Wi-Fi 6 são as novas tecnologias que ajudam a mitigar os problemas que surgem ao colocar dezenas de dispositivos Wi-Fi em uma única rede. 

O Wi-Fi 6, permite que os roteadores se comuniquem com mais dispositivos ao mesmo tempo, e permite que os roteadores enviem dados para vários dispositivos na mesma transmissão. 

Juntos, esses recursos vão manter as conexões mais fortes, mesmo que mais e mais dispositivos comecem a se conectar na rede e solicitar dados. São duas as tecnologias envolvidas para aumentar a transmissão de sinal.

O MU-MIMO, que significa “multiusuário, entrada múltipla, saída múltipla”, já está em uso em alguns roteadores e dispositivos mais modernos, mas o Wi-Fi 6 traz uma nova versão dessa tecnologia.

​​

Ela permite que um roteador se comunique com vários dispositivos simultaneamente, em vez de transmitir o dado para apenas um dispositivo e depois para o seguinte e assim por diante. 

Atualmente, o MU-MIMO permite que os roteadores se comuniquem com quatro dispositivos em simultâneo. Já no Wi-Fi 6, será possível se comunicar com até oito dispositivos.

Para entender melhor, façamos uma analogia: pense em uma empresa de transportes que conta com caminhões para entregar mercadorias. Você pode enviar esses caminhões, para diferentes rotas de entregas e chegar a clientes diferentes. Antes, essa frota tinha apenas quatro caminhões para lotar de mercadorias e enviar para quatro clientes. No novo Wi-Fi 6, a frota aumenta para 8 caminhões.

No Wi-Fi 6, MU-MIMO também é suportado no sentido Uplink (UL). Ou seja, os caminhões também podem voltar com cargas enviadas pelos clientes.

A outra nova tecnologia, OFDMA, que significa “acesso múltiplo por divisão de frequência ortogonal”, permite que uma transmissão forneça dados a vários dispositivos em simultâneo.

Seguindo a nossa analogia anterior, pense que com a tecnologia OFDMA, um caminhão que antes levava mercadoria para apenas um cliente, agora consegue se dividir em encomendas de mais de um cliente.

Menos consumo de bateria e mais segurança

No Wi-Fi 6, temos um novo recurso chamado de “target wake time” (TWT), que permite que os dispositivos planejem as comunicações com um roteador, reduzindo o tempo necessário para manter suas antenas ligadas para transmitir e buscar sinais. Isso significa menos consumo de bateria e consequentemente, uma vida útil maior.

Além disso, os novos roteadores com a tecnologia Wi-Fi 6 terão como obrigatoriedade contar com o padrão WPA3. O WPA3 é um protocolo de segurança nas redes Wi-Fi, que torna mais difícil que uma rede seja invadida. Até então, alguns roteadores mais novos suportavam o WPA3, mas ele era opcional. Com o Wi-Fi 6, ele se torna obrigatório.

Wi-Fi 6E e menos congestionamento

E como se isso não bastasse, tivemos a chegada do novo Wi-Fi 6E, uma nova versão do Wi-Fi 6, que traz uma nova banda de 6 GHz, enquanto as gerações anteriores trabalhavam com bandas de 2,4 GHz e 5 GHz.

Em resumo, a banda de 2,4 GHz abrange um alcance maior, mas conta com mais interferência nos dados e com velocidade mais baixas, justamente por ter mais dispositivos trafegando nela e com muito pouco espectro disponível.

Já a banda de 5 GHz oferece mais velocidade, mas tem um alcance de transmissão menor. O uso mais intenso dessa banda tem provocado congestionamento também.

E agora, com a chegada do Wi-Fi 6E, temos uma banda extra, que ajuda a resolver problemas de congestionamento e amplia sobremaneira a capacidade das redes.

Seguindo a nossa analogia anterior, é como se cada uma dessas bandas fosse uma estrada. Enquanto a estrada “2,4 GHz” está sofrendo com congestionamento, atrasando as entregas da mercadoria, “5 GHz” está com tráfego intenso e “6 GHz” está livre, assim tornando a entrega das mercadorias mais rápida.

Essa “estrada” adicional faz muita diferença, principalmente se você for jogar online ou assistir filmes e séries, por exemplo. Isso porque graças a frequência extra, a latência – que é o tempo de resposta entre um comando do seu dispositivo chegar até um servidor e voltar – é bem menor.

Em resumo, o novo Wi-Fi 6E vai resolver basicamente todos os seus problemas. Você vai poder jogar tranquilamente enquanto outras várias outras pessoas estão conectadas na sua rede, seja rolando o feed do Instagram ou assistindo conteúdo por streaming, por exemplo.

Dispositivos compatíveis

Mas é claro que, para usufruir de todos estes benefícios, você deve ter dispositivos compatíveis com a tecnologia Wi-Fi 6 e 6E. Desde o seu smartphone, tablet ou PC, até o seu roteador.

Isso é muito importante, afinal de contas quem faz “a ponte” entre a sua internet e os dispositivos, é o roteador. Portanto, não adianta você ter vários megas de internet contratados e o seu roteador for muito antigo e não suportar as novas tecnologias para aguentar toda essa velocidade.

Agora você deve estar se perguntando “como eu tenho acesso a essa nova tecnologia”? E é aí que entra a Qualcomm. A Qualcomm está sempre investindo em tecnologia e trazendo para o mercado o que temos de mais inovador no momento.

Com isso, é claro que ela já conta com chipsets que possuem as novas tecnologias presentes no momento. Atualmente, são três para dispositivos clientes: Qualcomm FastConnect 6700, 6800 e o 6900, sendo que os modelos 6700 e 6900 já contam com o suporte para Wi-Fi 6E.

Vale ressaltar que estes chipsets não se referem apenas a conexão Wi-Fi, mas também a várias outras tecnologias, como o Bluetooth, que também usufrui de toda a qualidade da Qualcomm, oferecendo uma baixa latência e uma qualidade melhor de transmissão.

Estes chipsets já estão presentes em vários aparelhos vendidos no mercado. O FastConnect 6700 e 6900 estão presentes em smartphones, como o Galaxy S22, Galaxy Z Fold 3, Motorola Edge 20, Motorola G200, Motorola Edge 30 Pro e muitos outros.

Ou seja, é possível que seu aparelho já seja compatível com a nova tecnologia e você nem sabe! E se não for, já há vários dispositivos no mercado com essa tecnologia e muitos mais virão.

Mas lembre-se que o seu roteador também precisa ser compatível com Wi-Fi 6 e 6E. E se não for? Bom, há várias soluções no mercado, inclusive com chipsets da Qualcomm! Ou seja, você terá dispositivos amplamente compatíveis, deixando sua conexão com a internet ainda melhor.

Alguns roteadores já contam com soluções da Qualcomm, que suportam a tecnologia Wi-Fi 6 e 6E. Por exemplo, para Wi-Fi 6, temos os AX6000 e AX3000 da Xiaomi. Para Wi-Fi 6E, temos o Atlas Max 6E, da Linksys, e a série 960 da Netgear, que já podem ser adquiridos através de importação.

Portanto, fique de olho nessa nova tecnologia que chegará em mais e mais dispositivos que serão lançados no mercado e se for comprar algum, escolha um com tecnologia da Qualcomm, onde a qualidade estará garantida.