Cobrança por compartilhamento de senha da Netflix chega ao Brasil

O serviço de streaming começou a notificar os assinantes que compartilham a conta com outras pessoas na última terça-feira, (23)

Assinantes brasileiros da Netflix que compartilham conta com outros usuários começaram a receber notificação de cobrança nesta semana, o valor adicional é de 12,90 por mês por login/perfil, então além do valor da mensalidade do streaming, agora há também o valor por compartilhamento de senha.

Como funciona?

Não é todo mundo que compartilha a senha que terá que pagar a taxa, mas sim, quem não mora na mesma residência do assinante. Isso porque a Netflix vai conseguir reconhecer a casa do usuário pelo WI-FI definido como principal. Também será preciso logar nesse mesmo WI-FI e assistir a algum conteúdo da plataforma ao menos uma vez todo mês para não ter a conta bloqueada ou taxada.

A empresa já havia divulgado a nova medida para evitar o compartilhamento de senhas de uma única conta ainda em 2022 e testes começaram a ser realizados com assinantes de Honduras, Costa Rica, Chile e Peru em agosto do mesmo ano. Nos últimos meses a nova cobrança chegou no Canadá, Espanha, Portugal e Nova Zelândia.

Assinantes já estão sendo notificados pelo compartilhamento da conta. Imagem: Reprodução Netflix

Os assinantes brasileiros já esperavam pela taxa adicional, ainda sim, a recepção não foi nem um pouco positiva. O post publicado peloTwitter da Netflix Brasil recebeu uma maré de comentários negativos, indo desde comparação de valores e catálogos com outros streamings ao cancelamento de diversos produtos originais.

Alguns usuários também publicaram no Twitter que irão acionar o Procon pela taxa adicional e alguns até mesmo já registraram a reclamação no site do órgão de defesa do consumidor. Não se sabe se devido a toda repercussão negativa, a empresa irá desistir da nova medida ou não.