Aplicativo que bloqueia celulares roubados é lançado pelo governo

Celular Seguro foi lançado nesta semana e já está disponível para ser usado

Aplicativo do governo para bloquear celulares roubados já está disponível (Imagem: reprodução gov.br)

Nesta terça-feira (19), o Governo Federal lançou o aplicativo “Celular Seguro” com o apoio do Ministério da Justiça, ele bloqueia celulares roubados ou furtados em todo o Brasil de forma imediata.

O aplicativo funciona de forma simples, basta acionar o sistema por um computador que operadora telefônica e bancos são notificados no mesmo instante, bloqueando acessos.

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, disse em suas redes sociais que o “Celular Seguro” é “uma medida importante para diminuir a dor de cabeça e as perdas financeiras de quem passa por furto ou roubo”.

Como usar o aplicativo

Usar o “Celular Seguro” é fácil! Primeiro é necessário fazer o download na App Store (iOS) ou Play Store (Android), depois basta fazer o cadastro no app por meio do usuário gov. Ao acessar o aplicativo, o usuário verá três opções disponíveis.

  • Pessoas de confiança: o usuário deve cadastrar número telefônico de pessoas de confiança , que em caso de perda, furto ou roubo do celular, poderão criar ocorrências em nome do usuário.
  • Registrar telefone: é para que o usuário cadastre os aparelhos que serão conectados diretamente ao CPF.
  • Registrar ocorrência: opção onde o usuário deve criar a ocorrência de perda, furto ou roubo.

É importante ressaltar que a ocorrência no aplicativo não substitui o registro do boletim de ocorrência em delegacias, mas diminui o risco de perdas financeiras e invasão de privacidade.

Além do aplicativo, também é possível acessar o “Celular Seguro” pelo computador ao usar a versão web.