Xiaomi vira 3ª maior empresa de smartphones do mundo e passa Apple

Uma empresa de consultoria chamada IDC, divulgou o relatório de vendas no mercado de smartphones para este terceiro semestre de 2020. E pela primeira vez, a Xiaomi está na frente da Apple neste ranking. Agora a Xiaomi está em terceiro lugar e a Apple caiu para quarto lugar.

Segundo a IDC, foram mais de 353 milhões de aparelhos enviados para venda neste terceiro semestre. Os números são praticamente iguais aos do ano passado, porém muito acima da previsão para este ano, já que estamos sofrendo com a pandemia de COVID-19.

A Samsung permanece como a líder de vendas no mercado global smartphones, ultrapassando de forma definitiva a Huawei, que havia passado novamente a Samsung na metade do ano, mas agora já caiu novamente. A Samsung está uma fatia de 22,7% do mercado e com um crescimento de 2,9% em relação ao ano passado.

Por outro lado, a Huawei segue em declínio. Por conta de sanções comerciais sofridas e e pressões políticas, a empresa caiu 22% em um ano. Atualmente, ela possui a fatia de 14,7% do mercado.

Mas o destaque principal fica por conta da Xiaomi, que pela primeira vez, passa a Apple e agora ocupa a terceira posição com uma fatia de mercado de 13,1%, um crescimento de 42%.

Vale ressaltar que nesta pesquisa não estão inclusas as pré-vendas dos novos iPhones 12 da Apple. Como foram lançados em outubro, não entraram no relatório do primeiro semestre. A Apple ainda diz que os iPhones 12 já venderam mais que a geração passada na pré-venda. Portanto, devemos ver a Apple subir neste ranking novamente no semestre que vem.

Por fim, temos a vivo ocupando a quinta colocação. A empresa não existe oficialmente no Brasil e ela ocupa uma fatia do mercado de 8,9%. Ainda temos a categoria “Outras” que se refere as demais empresas e com uma fatia do mercado de 28,8%.