Apple será multada em 500 milhões pela União Europeia, segundo jornal

Multa no valor de 500 milhões em euros deve ser anunciada ainda em março

Multa deve ser anunciada ainda em março (Imagem: reprodução web)

A gigante tecnológica Apple deve ser multada em 500 milhões de euros, equivalente a 3 bilhões de reais, pela União Europeia ainda em março, segundo o jornal Financial Times.

O bloco decidiu multar a Apple devido a uma investigação após alegações do Spotify de que ela estaria proibindo empresas, como o próprio streaming de música, de fazer cobranças de assinaturas nos seus próprios aplicativos.

O processo do Spotify sobre a Apple

Isso aconteceu em 2019 quando o Spotify acusou e processou a empresa de Tim Cook de limitar apps de música, favorecer o Apple Music em seus dispositivos (iPhone) e cobrar uma taxa de 30% em todas as compras. O Spotify alegou então, que precisou aumentar o valor das assinaturas no seu próprio aplicativo para conseguir pagar as taxas adicionais.

Após avaliar o caso por anos, a União Europeia entrou em um consenso e condenou a empresa por violar a lei “antitrustes” e “criar condições comerciais injustas”. Segundo o jornal, o valor de 500 milhões de euros equivale a 10% das vendas da Apple no ano.

Ainda segundo o jornal The Guardian, a Apple se justifica dizendo que gasta muito no fornecimento de uma loja de aplicativos segura e também fornece ao Spotify acesso a centenas de milhões de clientes. Já o Spotify argumenta que o próprio serviço de streaming de música da Apple, o Apple Music, não enfrenta o mesmo custo extra, dando uma vantagem para a empresa da maçã e tornando as taxas anticompetitivas.

A nível de curiosidade, o valor da multa equivale a mais de 140 mil Apple Visions Pro vendidos.